Não deixa de ser irônico que os pioneiros estudos de John Snow (1813-1858), considerado o pai da Epidemiologia, tenham se iniciado no contexto da Medicina Social, para terminar antecipando uma demonstração da teoria microbiana, no caso da transmissão do cólera morbo2.
Em meados do século passado, por ocasião de uma epidemia de cólera em Londres, John Snow (1854), considerado o pai da epidemiologia, concluiu pela existência de uma associação causal entre a doença e o consumo de água contaminada por fezes de doentes, rejeitando a hipótese de caráter miasmático da transmissão, então em ...
Verificado por especialistas No caso temos que John Snow foi considerado o pai epidemiologia tendo em vista ser um médico inglês, mais conhecido por seu trabalho em cólera e anestesiologia, considerado um dos fundadores da epidemiologia influente no século XIX.
A história da epidemiologia tem seus primeiros registros já na Grécia antiga, 400 anos antes de cristo, por meio de Hipócrates, em um trabalho denominado Dos Ares, Águas e Lugares.
No século XIX, acontecimentos influenciam fortemente a constituição da epidemiologia como disciplina científica: o nascimento da clínica; o desenvolvimento da bioestatística e a medicina social. 33. A epidemiologia constitui-se sob a influência do conjunto dessas contribuições.
Já o padrão de ocorrência dos eventos associados aos processos saúde-doença corresponde à distribuição desses eventos segundo características específicas. - Determinantes: os determinantes nada mais são que a causa e os fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença.
No Brasil, a epidemiologia tem se desenvolvido sob forte influência das concepções de determinação social das doenças, originárias das profícuas tradições da pesquisa médico-social européia do século XIX e que, na América Latina, tiveram intenso desenvolvimento a partir da década de 1970, evidentemente atualizado à ...