Estopim da Primeira Guerra Mundial Neste dia, um estudante bósnio assassinou Francisco Ferdinando e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia. Esse duplo assassinato foi o pretexto para a explosão da Primeira Guerra Mundial que durou até 11 de novembro de 1918.
Resposta: A "Paz Armada" foi um período na história política da Europa, que se estende desde o fim da Guerra Franco-Prussiana até a eclosão da Primeira Guerra Mundial e é caracterizado pelo forte desenvolvimento da indústria bélica das grandes potências e a crescente tensão nas relações internacionais.
A Crise de Agadir ou Segunda Crise do Marrocos ou Crise Marroquina de 1911 foi uma crise internacional ocorrida em 1911 que quase culminou em um conflito armado entre Alemanha e França, o que poderia ter ocasionado a Primeira Guerra Mundial três anos antes.
Sendo assim os Balcãs queriam a sua independência, e exigiam se separar do império Austro-húngaro, no entanto não eram fortes o suficiente para se separar, sendo assim a Rússia, movida por interesses geopolíticos e econômicos apoiou os países eslavos, para que quando eles quisessem a sua independência a Rússia ajudaria ...
Por que o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando – um fato isolado – deflagrou a primeira guerra mundial? ... Quem assassinou o arquiduque foi um ativista radical sérvio, por este motivo o Império austro-húngaro exigiu que a Sérvia tomasse providências e entregasse o culpado às autoridades.
Resposta. A principal tensão é o choque nacionalista entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro. Francisco estava em uma missão diplomática em Sarajevo, na Bósnia, ele havia acabado de anexar a terra ao Império Austro-Húngaro.
Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.
A sua entrada na guerra foi por causa da quebra do tratado de Molotov-Ribbentrop firmada por Hitler e Joseph Stalin em 23 de agosto de 1939,esta quebra se iniciou com a invasão da Alemanha Nazista á União Soviética em 1940.
A entrada dos EUA foi fator primordial para a vitória dos Aliados (Inglaterra, França, Rússia), os norte-americanos possuíam um forte e organizado exército e uma enorme capacidade bélica. ... Em 1945 as tropas norte-americanas finalizaram a guerra utilizando pela primeira vez na história uma arma nuclear, a bomba atômica.
Nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, os nazistas invadiram e ocuparam os seguintes territórios: Polônia (setembro de 1939), Dinamarca (abril de 1940), Noruega (abril de 1940), Bélgica (maio de 1940), Países Baixos (maio de 1940), Luxemburgo (maio de 1940), França (maio de 1940), Iugoslávia (abril de 1941), ...
Entre 1939 e 1941, os alemães conquistaram Polônia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, França, Iugoslávia e Grécia. Nesse período, as conquistas aconteciam em uma velocidade assombrosa, com as forças alemãs passando a dominar grande parte do continente europeu.
Assim o ajuste assinado em setembro de 1938 dava os Sudetos e o controle do restante da Checoslováquia para a Alemanha. ... O acordo de Munique, portanto, definiu o destino da Checoslováquia, e cedeu seu território ao regime totalitário nazista em prol de uma suposta paz entre França, Reino Unido, Itália e Alemanha.