Moraina é um termo francês dado aos rebordos e terraplanagens aluviais de sedimentos encontrados perto das bordas das geleiras nos Alpes franceses, se formam do processo de movimentação das geleiras.
geleira ou glaciar de montanha ou alpina Geleira que se forma em regiões elevadas. Geleira que se forma em regiões elevadas, montanhosas, concentrando a neve e o gelo ao longo de vales e acima da linha de neves eternas e que ocorre em várias latitudes.
Groenlândia
Viedma Glacier
Os maiores Glaciares do Mundo - Perito Moreno Glacier
Antártica
As geleiras ou glaciares podem ser divididos, com o intuito de melhor estudá-los e classificá-los, com base no tamanho e na forma, em dois tipos básicos: as geleiras de vale ou alpinas e as geleiras continentais ou inlandsis.
Ela abrange cerca de 90% do gelo de todo o planeta. ... Por concentrarem quase 70% da água doce do planeta, as geleiras são de suma importância para a manutenção da vida na terra.
As geleiras são formadas pelo acúmulo de neve em milhares de anos, servindo para equilibrar o clima no planeta e manter sua biodiversidade. As geleiras, ou glaciares, são imensas massas de gelo formadas pelo acúmulo de neve. Se a produção de neve é maior que a velocidade do degelo, as geleiras se formam.
O gelo é importante para resfriamento do planeta e ele só se sustenta se não há excesso de gases do efeito estufa na atmosfera. Além disso, há de se levar em conta também o congelamento parcial e superficial que se dá nos lagos.
Perigo e importância Apesar do perigo que oferecem, para estudos geológicos, os icebergs são importantes, uma vez que transportam sedimentos e pedaços de rochas que se acumulam no fundo dos oceanos e nos continentes. Podem ser usados, como forma alternativa, para a irrigação de terras quando rebocados.
"Os icebergs são objetos muito perigosos porque eles ficam à deriva. Quando o mar está muito agitado, podem permanecer encobertos e escapar dos radares", resumiu Michael Hicks, da Patrulha de Gelo Internacional (IIP, na sigla em inglês). ... Isto é, são registradas em média apenas duas colisões com um iceberg por ano.
Eles são enormes blocos que se desprendem das geleiras polares – que, por sua vez, foram formadas pelas neves da Era Glacial. São, portanto, de água doce e não devem ser confundidos com água do mar congelada. ... São, portanto, de água doce e não devem ser confundidos com água do mar congelada.
Quando um iceberg derrete no oceano o nível do mar não se altera, apenas o estado da água irá se alterar, passando de sólido para líquido, sendo assim o volume continuará (quase) o mesmo. ... Para termos noção de quanta água em estado sólido (gelo) existe na Terra iremos representar em números.
Icebergs são grandes pedaços de gelo, formados de água doce, que se desprendem das geleiras. Eles surgem a partir da ação das correntes marítimas: com o tempo, o sobe e desce faz com que apareçam microfraturas no gelo. Elas se expandem até que um pedaço se solta, formando o iceberg.
Importante lembrar que o sal da água do mar baixa a temperatura de congelamento para -1,8 °C (a água doce congela a 0 °C). A área de congelamento no Ártico, contudo, vem diminuindo nos últimos tempos por influência das mudanças climáticas.
É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!
Porque a mistura de água e sal só congela a uma temperatura bem mais baixa que a água pura. ... Assim, o sal descongela a neve. No geral, água se solidifica a 0 grau.
Resposta: Tudo graças a presença de NaCl (sal) e outras substâncias que diminui o ponto de congelamento e aumenta o ponto de ebulição.
Resposta. Porque a água dos oceanos não está pura. Tem sal nela, então para que congele totalmente é necessário que ela atinja uma temperatura menor que zero, de acordo com a concentração de sal.
Uma das razões que faz a água, próxima à superfície livre de alguns lagos, congelar no inverno, em regiões de baixas temperaturas, é o fato de que ao ser resfriada, no intervalo aproximado de 4 °C a 0 °C, ela sofre um processo de dilatação.
Porque a camada de gelo funciona como uma espécie de cobertor, impedindo que a água mais profunda congele. A água de lagos e rios congela a 0ºC e nos oceanos a -1,8ºC – porque o sal reduz a temperatura necessária para o congelamento. ...
Resposta. Porque a parte exposta recebe mais temperatura baixa e inicia o congelamento, congelando de cima para baixo.
Quando um copo com água é colocado no congelador, a superfície da água é a primeira a se solidificar. D a densidade do gelo é maior que a da água. a superfície da água possui íons livres.
Resposta. Explicação: Como a parte superior está mais exposta do que as outras partes,a parte mais exposta pela qual recebe maior temperatura baixa,inicia o processo de congelamento.
O comportamento irregular da água entre as temperaturas de 0 e 4ºC ocorre porque suas moléculas realizam ligações de hidrogênio. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação.
Na maioria dos líquidos ao serem resfriados, suas moléculas perdem energia e tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso não ocorre com a água, pois a mesma possui um comportamento anômalo. De forma que, resfriando de 4ºC a 0°C seu volume, ao invés de diminuir, aumenta.