As monocotiledôneas são uma classe de plantas que têm apenas um cotilédone em sua semente. Já as dicotiledôneas são uma classe de plantas que se caracteriza pela presença de dois cotilédones laterais em cada semente. As duas classes possuem diferenças também em suas flores, caule, folhas e outras características.
As dicotiledôneas são plantas angiospermas que possuem dois cotilédones na semente.
Em geral, as eudicotiledôneas possuem frequentemente folhas paralelinérveas ou palminérveas com bainha ausente ou pouco desenvolvida e nervuras ramificadas. Elas também possuem flores pentâmeras ou tetrâmeras.
Resposta: O número de folhas embrionárias nutritivas no interior de sua semente. Explicação: Nas monocotiledôneas há somente uma folha embrionária nutritiva no interior de sua semente, enquanto nas dicotiledôneas há duas folhas embrionárias nutritivas.
O cotilédone (do grego kotyledon, concavidade em forma de concha) é a primeira ou cada uma das primeiras folhas de um embrião. Para a maioria das plantas, sua função é o armazenamento de reservas que serão utilizadas na germinação.