O músculo extensor dos dedos origina-se no epicôndilo lateral do úmero e inserem-se nas falanges média e distal do segundo ao quinto dedos e é responsável pela extensão do punho e dos dedos.
Funções. A contração do músculo extensor curto dos dedos resulta na extensão dorsal (dorsiflexão) do segundo ao quarto dedos, ocorrendo nas articulações metatarsofalângicas dos mesmos dedos.
Os músculos da mão consistem em cinco grupos:
O epicôndilo lateral do úmero é uma proeminência situada na extremidade distal do úmero. Dá inserção ao ligamento colateral radial e aos músculos extensores superficiais do antebraço, que são o extensor radial curto do carpo, extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo, extensor ulnar do carpo, e para o supinador.
Funções. A principal função dos extensores profundos é mover as articulações das mãos e dos dedos (exceto o supinador). O abdutor longo do polegar puxa o polegar para frente na articulação carpometacarpal (abdução), enquanto leva a um movimento lateral do rádio na articulação do punho ao mesmo tempo (abdução radial).
adjetivo Que faz estender, que serve para estender: músculos extensores (os que são destinados a operar a extensão de um membro etc.).
Os músculos extensores e flexores são músculos que estão associados ao esqueleto apendicular, que é formado pelos braços, pernas, pés e mãos. Os músculos extensores possuem a função de gerar tensão no osso para que ele se estique, está presente em praticamente todos os membros do corpo humano.
Função. Os flexores superficiais auxiliam em diversos movimentos das articulações do antebraço e da mão. Como o nome indica, (quase) todos realizam flexões da articulação da mão (exceto o pronador redondo). Outra coisa que esses músculos possuem em comum é que eles são fracos flexores da articulação do cotovelo.
Músculo achatado e oblíquo que está situado superficialmente na porção anterior do antebraço. É inervado pelo nervo mediano e tem a função de fletir e efetuar a pronação do antebraço.
O sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos. Exemplo: os movimentos peristálticos que auxiliam a digestão e garantem o transporte de alimentos ao longo do tubo digestivo.
Veja os músculos mais fortes do corpo humano: Sóleo e gastrocnêmios – os músculos da panturrilha, a chamada “batata da perna”, também entram na disputa, de acordo com alguns especialistas, associados ao glúteo.
Agora, quando se trata de versatilidade, talvez a língua seja o músculo mais forte do corpo. Sua combinação de elasticidade e força nos dá a capacidade de falar, comer e beijar – todos bastante desejáveis, não?
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
O ideal é não treinar durante muitas horas seguidas no dia; 1 hora já é o tempo necessário para ganhar massa muscular, sem fatigar os músculos. Outro fator geral é treinar regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 8 semanas.
O tempo que os músculos levam para se recuperar pode variar conforme a intensidade do treino, nível do atleta, rotina de sono e alimentação. No entanto, geralmente é indicado é dar um intervalo de pelo menos 48 horas antes de malhar a mesma parte do corpo --ou seja, treinar uma mesma parte do corpo dia sim, dia não.
Descanso inadequado O descanso é outra coisa muito importante para quem quer crescer. Isso porque não é enquanto você treina que os seus músculos crescem, mas enquanto você descansa. É durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado.
Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.
A segunda razão que deve nos fazer apreciar uma pausa entre um treino e outro é o fato de que a hipertrofia muscular, ou seja, o crescimento dos músculos, acontece justamente no período de descanso. No processo de desenvolvimento do músculo rompemos as fibras musculares e formamos novas, mais fortes e resistentes.