O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas. No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos.
a) O relevo da região sudeste não é exatamente homogêneo, visto que na região podemos encontrar planícies costeiras, serras e restingas. Além de planaltos e escarpas. Entretanto, a característica mais marcante do relevo é o conjunto de serras que possuem topos arredondados, dando à região a ideia de um mar de morros.
A hidrografia da região Sudeste caracteriza-se por ser um grande centro dispersor de águas que se dirigem para outras regiões, abastecendo várias bacias hidrográficas. ... A maior parte dos rios da região é de planalto, portanto com grande potencial hidrelétrico.
As principais bacias hidrográficas desta região são as dos rios Doce e Paraíba do Sul. Outras bacias inseridas na região do Atlântico Sudeste são as dos rios São Mateus, Itapemirim, Itabapoana e Ribeira de Iguape.
rio Doce
Duas bacias hidrográficas representam a Região Sul do Brasil: bacia do Paraná — rios mais importantes: Paranapanema, Tibagi, Ivaí, Piquiri e Iguaçu, além do rio Paraná. bacia do Uruguai — rios mais importantes Ijuí, Ibicuí e Piratini, além do rio Uruguai.
A Região Centro-Oeste é banhada por vários rios que fazem parte da Bacia Amazônica, da Bacia do Paraná e da Bacia do Rio Paraguai. Os rios Jurema, Arinos e o Xingu banham o norte do Estado de Mato Grosso, vindos da Bacia Amazônica.
Resposta. Resposta: a mata atlântica se localiza junto do litoral e ao talvegue dos grandes rios.
Relevo da região Sul. A região Sul apresenta um quadro físico variado com uma forte influência do planalto meridional, principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina. Sendo assim, o relevo da região Sul é constituído por planícies costeiras, serras e planaltos, e pelos Pampas ou planície gaúcha.
araucária
Resposta: As vegetações encontradas na Região Sul do Brasil são: Matas de Araucária (Planaltos), Campos (Pampas), Mata Atlântica, Vegetação de Restingas. O restante das vegetações não estão presentes nessa região, boa sorte!
Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.
O Bioma Amazônia é o mais rico, ou seja, com a maior biodiversidade do mundo. ...
Geografia do Brasil No entanto o que predomina é a Floresta Amazônica, ocupando aproximadamente 80% de toda região norte. Além da floresta ocupar a maioria da região, abrange partes de outros estados como Mato Grosso e Maranhão e até em outros países da América do Sul tais como Suriname, Colômbia e Peru.
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies.
equatorial úmido