O sistema ofensivo depende fundamentalmente do tipo de defesa. O contra-ataque deve ser sempre estimulado. O esquema tático precisa ser respeitado. Por outro lado, o sistema defensivo é o oposto do ataque.
Os sistemas podem ser ofensivos e defensivos, os ofensivos são 2x2 que se caracteriza pelo posicionamento de dois atletas na quadra defensiva e dois na quadra ofensiva,3x1 esse sistema e responsável pela nomenclatura das posições no futsal, 2x1x1 se caracteriza por dois jogadores na defesa um outro no meio da quadra e ...
Os sistemas ofensivos perfazem todos os processos que visam o desequilíbrio defensivo, na intencionalidade de encontrar um espaço/situação que propicie que a equipe realize uma tentativa de cesta, dentro da maior assertividade possível. Unitermos: Basquetebol. Sistemas. Ataque.
O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.
O sistema ofensivo 3×3 é um dos sistemas do Handebol mais utilizados. Nesse sistema de jogo do Handebol três jogadores vão se posicionar à frente linha de 9 metros (três armadores) e os outros três jogadores vão se posicionar à frente da linha de 6 metros (dois pontas e um pivô).
O sistema ofensivo 5×1 é um dos sistemas do Handebol muito utilizado em várias equipes. Nesse sistema de jogo do Handebol cinco jogadores vão se posicionar na zona da linha dos 9 metros e um jogador vai se posicionar na linha dos 6 metros (linha da área de gol).
O Sistema 5:1 é formado cinco jogadores na primeira linha de defesa e um na segunda linha. Este jogador que fica na segunda linha, tem como função tentar impedir que passes sejam trocados no ataque, ou que algum jogador adversário tente alguma penetração contra sua meta.
Sistema ofensivo 5×1 Aqui, cinco jogadores se posicionam diante da área de tiro livre e um jogador ocupa a posição de pivô, tentando se manter infiltrado no ataque adversário. Ele deve se deslocar próximo à linha dos seis metros, na área central, onde o ângulo de arremesso é favorecido (no caso desse esquema tático).
A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.
É um sistema que se caracteriza por apenas uma linha de defesa com os seis jogadores atuando próximos a linha dos seis metros, e os mesmos deslocam-se de acordo com a trajetória da bola, para a direita e esquerda, para frente e com retorno em diagonal para linha dos seis metros.
VANTAGENS
O sistema defensivo de um time em uma partida de handebol consiste em organizar os jogadores em quadra com o intuito de evitar que o time adversário chegue ao gol. A maioria desses sistemas é composta por uma barreira, que é uma linha de atletas posicionados lado a lado próximos da área do goleiro.
No handebol são usados sistemas defensivos como o 3 x 2 x 1, 5 x 1, 6x0, 4 x 2, 3 x 3 e 1 x 5. O sistema mais utilizado é o 6 x 0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
No sistema defensivo do handebol, a defesa pode ser dividida por fases, sendo elas: - Retorno: quando um ataque não é bem sucedido e os jogadores perdem a posse de bola, eles devem retornar para a defesa o mais rápido possível, sem perder o contato visual da bola e dos adversários - Defesa temporária: ao retornar ...
Princípios Defensivos do Handebol
Resposta: No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
Os princípios operacionais são relacionados a conceitos atitudinais para as duas fases do jogo, sendo defensivos: (i) anular as situações de finalização, (ii) recuperar a bola, (iii) impedir a progressão do adversário, (iv) proteger a baliza e (v) reduzir o espaço de jogo adversário; e ofensivos: (i) conservar a bola, ...
Resposta: São as 3 fases: contra-ataque, organização, e ataque de sistema.
No handebol, há dois sistemas principais de ataque: sistema de ataque circular e sistema de ataque posicional. No ataque circular, há uma troca constante de posicionamento entre os jogadores, com o intuito de dificultar a marcação adversária.
Explicação: O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.
Citaremos dois deles: o contra-ataque direto e o contra-ataque sustentado. Contra-ataque direto. Acontece quando, num passe longo, o jogador que recebe a bola sai em velocidade para a quadra do adversário. Contra-ataque sustentado.
Acção de uma tropa que passa subitamente da defensiva à ofensiva. 2. [ Fortificação ] Trabalho de defesa, oposto pelos sitiados ao trabalho de ataque dos sitiantes. Plural: contra-ataques.
O contra-ataque se caracteriza por uma passagem rápida da meia-quadra defensiva para a ofensiva, iniciando com a saída rápida para o ataque, a partir da recuperação da posse da bola3,7,8 e terminando quando a equipe finaliza ou quando o adversário organiza seu sistema defensivo5,9-11.
O contra-ataque direto derivaria de uma defesa do goleiro e passe deste para o jogador de linha que, sozinho, progrediria em direção ao gol adversário para concluir o lance (finalizar). ... No contra-ataque sustentado o jogador contra-atacaria sozinho, conduzindo a bola até a meta adversária.
O contra-ataque é uma tática efetuada pelo time que se encontra em posição de defesa, servindo como resposta ao ataque do adversário. Ao recuperarem a posse de bola, os jogadores avançam rapidamente pelo campo de jogo em direção ao gol, aproveitando o espaço deixado pelos oponentes.
Introdução: No basquetebol o principal objetivo é pontuar realizando diferentes tipos de ataque, incluindo o contra-ataque, definido como resposta rápida ao ataque adversário e entendido como a forma mais eficiente de obter pontos, uma vez que na maioria dos casos é realizado em superioridade numérica e finalizado por ...
Pivô O pivô no handebol é o jogador responsável por aproveitar oportunidades ofensivas e criar espaços dentro da linha de defesa do time adversário. Dessa forma, pode se infiltrar nesses pontos e ter condições de fazer arremessos de uma distância menor e com mais chances de serem bem-sucedidos.
O armador central é, normalmente, o jogador que planeja e inicia as jogadas no ataque. O armador esquerdo e o armador direito são atletas cujo porte físico permite que arremessem antes da linha dos nove metros.
Armador central: como o nome indica, é o jogador responsável por "armar" as jogadas, isto é, se localiza no meio da quadra, tem lances longos e uma boa visão de jogo. Goleiro: como no futebol e no futsal, o goleiro do handebol deve bloquear os chutes a gol realizados pelo time adversário.
armador