O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
Conceito: cobertura do corpo pela cútis normal e seus pêlos, glândulas e partes especializadas como cascos, unhas e chifres.
Os folículos pilosos, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas e unhas são estruturas denominadas anexos cutâneos em virtude de sua origem embriológica a partir de brotamentos que, originando-se na epiderme, penetram na derme e hipoderme (Beltramini, 2009).
Estas células encontram-se na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além de estarem presentes também na retina.
Os melanócitos são derivados dos melanoblastos e estão localizados na epiderme, mais precisamente no estrato germinativo. Possuem formato de glóbulo, que é de onde partem prolongamentos que se estendem em direção à região mais superficial da epiderme (veja figura acima).
Resposta: O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e possui como principal papel o controle da temperatura do corpo, impedindo o superaquecimento. O suor é formado por uma solução aquosa que contém íons, como o sódio e o potássio, ureia, amônia, ácido úrico e uma pequena porção de proteínas.
As glândulas sebáceas estão localizadas na derme e são anexas aos pelos, formando unidades pilossebáceas.
Lavar o rosto com sabonetes especiais de três a cinco vezes ao dia é o primeiro passo para evitar a oleosidade da pele