B N A (BO NE CA) Nível silábico com valor sonoro: Ao escrever, a criança faz a relação da letra com seu fonema mais forte (no primeiro caso foram as vogais e no segundo, as duas primeiras sílabas as consoantes e na última sílaba a vogal), ou seja, cada letra utilizada corresponde a um fonema que compõe a sílaba.
Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.
SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.
Nível alfabético Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafemas, quando a criança compreende a organização e o funcionamento da escrita e começa a perceber que cada emissão sonora (sílaba) pode ser representada, na escrita, por uma ou mais letras.
Conheça os 4 níveis de aprendizagem
Atividades como poesia, música e exercícios com literatura são ótimos para ajudar a equilibrar os diferentes níveis de alfabetização das crianças. Pois, além de darem um dinamismo na sala de aula, ajudam a estimular a criatividade e engajamento dos pequenos.
Numa sala mista as crianças não são rotuladas em função das suas competências. A verdade é que quase todos estão em processos de aprendizagem diferentes e cada criança vai aprendendo ao seu ritmo, tomando a responsabilidade da sua aprendizagem.
Na Educação Infantil, misturar turmas de idades diferentes ajuda a construir conhecimento. ... Apesar de nas creches e pré-escolas as crianças serem agrupadas por faixa etária, não é difícil organizar momentos de convivência entre os mais velhos e os novinhos. Nesse tipo de parceria, há avanços para todos.
A boa interação entre os alunos é fundamental na construção de aprendizagens significativas. Por meio do convívio, eles trocam conhecimentos, aprendem a se relacionar com o outro e constroem valores como cooperação, solidariedade e respeito.
Segundo Vygotsky (1996), “a interação entre os sujeitos é fundamental para desenvolvimento pessoal e social, pois busca transformar a realidade de cada indivíduo”. ... “A interação mútua é ação conjunta, muito mais que mero movimento ou reação determinada” (PRIMO, 2007, p. 116).
O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. ... Os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.