A linhaça é fonte de fibras e rica em vitamina E e do complexo B, contém minerais como potássio, fósforo, ferro, zinco e manganês, além de uma excelente fonte de ácidos graxos ômega 3", destacou a nutricionista Mariane Valpassos.
Linhaça dourada ou marrom, qual a melhor?
Podem ser consumidas separadas ou todas juntas, em um mix. Tem quem goste de colocar no iogurte, em vitaminas, sobre as frutas, em saladas e até sopas, tudo depende da imaginação. As queridinhas do momento, que nem são tão novas assim no mercado, são as sementes de chia, linhaça e quinoa e a aveia.
“O indicado é consumir uma colher de sobremesa (25 g) por dia, que tem 150 calorias – a linhaça, na mesma quantidade, tem 180 calorias. Dilua a chia em um copo (200 ml) de água, suco ou leite de soja desnatado. Se preferir, coloque em iogurte, saladas ou frutas”. A chia é encontrada em semente, farinha e óleo.
A linhaça contém óleos que se oxidam facilmente, o que faz ela ter validade baixa. Já a chia, por conter níveis muito altos de antioxidantes naturais, tem validade extremamente longa e não fica rança facilmente.
Alimentos são ricos em fibras, que promovem a saciedade e o bom funcionamento do intestino. A aveia, a linhaça e a chia estão na lista dos grãos que enriquecem nutricionalmente sua dieta. São alimentos ricos em fibras, que promovem a saciedade e colaboram com o bom funcionamento do intestino.
Os dois alimentos são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que prolongam a sensação de saciedade, contribuem para o bom funcionamento do intestino e retardam o processo de digestão.
Para obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de chia em um copo com água, deixar por cerca de 15 minutos e beber mais ou menos 20 minutos antes do almoço ou do jantar.
DICA DE CONSUMO: – Não triture e nem mastigue a semente; – Hidrate a chia antes de consumi-la, isso faz com que os nutrientes possam ser melhor aproveitados pelo nosso corpo, além de favorecer a saciedade e o funcionamento do intestino.
“A melhor forma de consumo é a chia hidratada. Isso porque, assim como os grãos, as sementes secas possuem substâncias antinutricionais que, a longo prazo, podem ser ruins para o corpo. Deixá-la de molho (na água) despreza essas substâncias”, afirma Luanna.
Por isso, o ideal é hidratar a chia antes do consumo (por 30 minutos) e dividir a porção diária recomendada --2 colheres de sopa -- em pequenas porções em diferentes refeições. VEJA TAMBÉM: Pudim de chia é opção saudável para driblar vontade de doces; veja receitas.
"Basta hidratar a chia em um líquido de sua escolha, que pode ser leite, suco, iogurte natural ou saborizado, leites vegetais ou leite de coco. Deixe-a no meio líquido por cerca de seis horas e depois misture com o que quiser", descreve Clarissa.