No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.
A Caderneta da Gestante (CG) é o documento mais completo e de mais fácil acesso que se tem sobre a gestação. É um instrumento fundamental para o registro de todos os procedimentos e exames realizados, bem como para monitorar a evolução da gestação.
As gestantes interessadas devem estar munidas dos seguintes documentos:
Ela deve e tem direito a realizar todos os exames e deve fazer, pelo menos, três ultrassons durante o pré-natal, um a cada trimestre, mas além desses tem muitos outros”, acrescenta o obstetra.
A finalidade do US morfológico é fazer o rastreamento de aneuploidias fetais e o diagnóstico de malformações congênitas durante o pré-natal. Na rede pública, o US morfológico deverá ser solicitado somente em casos específicos.
Ultrassom morfológico: feita entre a 28ª e a 32ª semana, avalia cada parte do corpo do bebê, e pode ser feito com Doppler, para analisar o fluxo sanguíneo e o cordão umbilical.
Este último ultrassom é chamado de obstétrico e seu foco é o crescimento do bebê. Ele também descarta algumas formações de diagnóstico tardio, como a hidrocefalia. Nesse exame final, a placenta recebe atenção especial.
Quais são os Exames do 3º Trimestre de gestação
Por isso, o melhor é aguardar pelo menos até as 20 semanas, quando é feito o ultrassom morfológico.
A ultrassonografia morfológica fetal de terceiro trimestre é aquela feita entre o início da 28ª semana até o final da 32ª semana de gravidez.
OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.
Ultrassom Obstétrico com Doppler: Exame realizado no final da gestação, geralmente após 35, 36 semanas, dependendo da gestação. Pode ser realizado mais de uma vez para acompanhamento da vitalidade fetal, para garantir que o bebê está recebendo oxigênio de maneira adequada e que não está passando por nenhum sofrimento.
Realizado no terceiro trimestre de gestação, entre 32ª e 36ª semanas, o Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.
O período entre 11 e 14 semanas de gestação é muito importante. É o primeiro momento para se observar com maior detalhe a anatomia do bebê e estimar riscos de doenças.
A partir da 12ª semana, a via abdominal é a mais indicada. O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez.
O primeiro ultrassom, o transvaginal, deve ser feito entre a 6ª e a 12ª semana de gravidez. Nessa época, o embrião já costuma ser visualizado e é possível calcular com precisão o tempo de gravidez.
5ª Semana de Gravidez ou 3ª Semana de Gestação Nesta fase o embrião poderá ser visualizado pela ultrassonografia transvaginal. Este exame é mais recomendado pois possui melhor resolução de imagem. Não existe risco de aborto com o exame. Se o embrião não for visto não se preocupe!
Primeiro trimestre Nessa primeira fase da gravidez, o ultrassom transvaginal ou endovaginal é o mais comum, sendo realizado entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Para melhor avaliação, o transdutor é introduzido pela vagina da gestante, o que permite visualizar os órgãos dentro da cavidade pélvica.
É normal não ver o embrião com 5 semanas de gestação. Mas o saco gestacional e a vesícula vitelínica pode ser vista nesta idade gestacional.
"O primeiro ultrassom é tão importante quanto um exame de sangue, pois nesse período da gestação é possível verificar o tamanho do saco gestacional, que deve ser de 20 milímetros, e do embrião, que deve ser de quatro milímetros", explica Luciene Kanashiro, radiologista da Huntington Medicina Reprodutiva.
Na 6ª semana, o embrião já tem olhos evidentes e aparência mais familiar com um ser humano. A cabeça já toma forma e os membros como pés e mãos já começam a despontar. O seu pequeno coração pode ser visualizado e eventualmente ouvido através de um ultrassom com doppler.
Na 9ª semana o bebê ainda tem a cabeça maior que o restante do corpo, sua face é bem larga o que deixa seus olhos separados, meio que de lado ainda. Também já está sendo caracterizado mais visivelmente o órgão sexual do bebê, mas ainda não é possível ainda ver no ultrassom.
Primeira consulta – perguntas a fazer ao obstetra: – Como calculo minha idade gestacional (em semanas e meses)? – Quando é minha data provável do parto (DPP)? – Com qual periodicidade agendo as consultas?১৯ জুলাই, ২০১৮
15 perguntas de gestantes mais ouvidas pelos obstetras
Durante a primeira consulta são pedidos exames pré-natais como tipagem sanguínea, fator Rh e Coombs indireto (em caso de Rh negativo), para identificar o risco de incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal (quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo).
As mulheres que estão iniciando essa nova fase em suas vidas se perguntam como será a primeira consulta com o obstetra. Nesse primeiro contato o médico deverá fazer uma espécie de mapeamento sobre o corpo da gestante. Veja a seguir o que o obstetra deverá avaliar: - Verificar peso, altura e pressão arterial.
O pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez que é oferecido também pelo SUS. Durante as sessões do pré-natal, o médico deverá esclarecer todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e sobre o parto, assim como pedir exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê.
Quando devo procurar um obstetra? O obstetra deve ser visitado sempre que a mulher estiver grávida ou quando ela pretende engravidar. O médico obstetra avalia a paciente e pode realizar alguns exames para saber se há a possibilidades de ter um filho e de manter uma gestação.
Não se esqueça, porém, que é importante conversar com seu médico diante de qualquer desconforto, por mínimo que seja. Ele é o profissional capacitado para distinguir um quadro inofensivo de outro que exija alguma providência. Gravidez a partir de 20 semanas, com ausência de movimentos do bebê nas últimas 24 horas.
Geralmente, a visita ao médico deverá ser mensal até o sétimo mês de gestação. Depois da trigésima semana, a consulta é indicada a cada quinze dias e no último mês de gravidez, recomenda-se que seja realizada semanalmente. Essa periodicidade pode variar de acordo com a saúde da paciente e com as orientações médicas.