4) Fisiopatologia: Estuda os distúrbios funcionais e significado clínico. A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e também o prognóstico da doença.
Estudo da evolução e das funções do organismo durante a doença e das alterações que essa doença provoca.
Etiologia - Parte da patologia que se atém às causas das lesões; 2. Patogenia - Parte da patologia que se atém ao mecanismo de formação das lesões; 3.
Fato social patológico → São acontecimentos excepcionais, excêntricos, que atinge somente uma minoria, geralmente duram um determinado período de tempo.
O fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo. ... Exemplos de fatos sociais são as normas de convivência, valores e convenções que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim.
Lacroix (idem, p. 256) afirma assim que o "objeto político" da sociologia durkheimiana é a função social do Estado na sociedade. Mas seu fundamento não poderia ser a força física, como em Weber. Os laços que poderiam unir os homens deveriam ser morais, coletivos e legitimados democraticamente.
a) Neutralidade Valorativa: Necessidade, segundo Max Weber, da busca do posicionamento neutro quando se trata de fazer ciência, não considerando valores políticos e sociais. Relacionar a crítica feita pelo autor ao Positivismo e sua forma de trabalhar a ciência.
A neutralidade implícita na tese de que a ciência é ou não é neutra é evidentemente uma neutralidade em relação a valores; prova disso é que em muitos contextos, em lugar de "a ciência é neutra" se diz sinonimamente "a ciência é livre de valores".