Podemos usar "M" no final das palavras ou antes de "P" e "B". E usamos "N" quando está antes de outras consoantes, menos "P" e "B".
O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais.
Resposta. O, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.
pois antes da letra P ou B sempre terá que utilizar a letra M. por exemplo, limpo, sombra, etc... Quando a próxima letra não é P nem B, aí usamos o N, por exemplo, vento, bandeira, etc...
E isso gera muitas dúvidas, e, portanto, indagações, por cujas respostas anelo. Vejamos estas palavras: Tempo, campo, tanto, canto, vento, possante, embaixo. O M e o N aí não são consoantes. ... O porém é que, na prática, não fazemos distinção alguma entre o M e o N, a não ser quando o M e o N estão no final das palavras.
Significado de Caxambu substantivo masculino [Brasil] Dança de negros, espécie de batuque ao som do tambor.
«O uso do m final para indicar nasalação da vogal final apareceu talvez em monossílabos da prosa legal por imitação da ortografia latina, e.g. , com, quem, rem (arcaico), tam [...]. ... A ortografia portuguesa acabou por fixar o -m como marca de nasalidade em final de palavra.