Absenteísmo no trabalho: tudo que você precisa saber sobre o assunto. O absenteísmo no trabalho diz respeito à ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período de trabalho, seja por algumas horas — como nos casos de atraso ou uma saída adiantada ao fim do expediente — ou até mesmo faltando por vários dias.
a rotatividade e o absenteísmo são fatores imprevisíveis negativos tanto para organização quanto para o empregado.
8 estratégias para diminuir o absenteísmo nas empresas
Como lidar com o absenteísmo nas empresas?
5 dicas para reduzir o turnover da minha empresa
O turnover é a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva. Existem diversos motivos que contribuem para o turnover, como: salários baixos, más condições de trabalho e, muitas vezes, a própria insatisfação do funcionário.
Dentro do contexto de Recursos Humanos, o turnover indica o movimento de substituição de um funcionário, a rotatividade de colaboradores em uma empresa. Esses desligamentos são medidos pelas organizações que se preocupam com a gestão de pessoas e com a qualidade do ambiente de trabalho.
10%
Para calcular e medir o turnover, você precisa considerar a quantidade de colaboradores admitidos, quantos funcionários foram demitidos e o total de colaboradores da empresa. Assim, você precisa somar as entradas e saídas e dividir por dois. O resultado será ainda dividido pelo número total de funcionários da empresa.
O cálculo do turnover é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.