A arca estava sendo transportada, os bois que puxavam a arca tropeçaram, e um levita chamado Uzá segurou a arca. A ira de Deus se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu e ele morreu. ... Este foi um meio de Deus preservar a Sua Santidade e o medo de aproximar-se Dele, sem a preparação adequada.
Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado. ... A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus.
Eira significa pedaço de terra. (Do latim area). ... Eira é a denominação de um mamífero da família dos Félidas, pouco conhecido, que vive no sertão.
A palavra eira vem do latim, “area”, e significa um espaço de terra batida, cimentada ou lajeada que fica dentro de uma propriedade. Esse local é próprio para debulhar, trilhar, secar e limpar cereais e legumes.
O mais comum é o de cerca de 80 cm de altura e capacidade de 7,5 mil litros.
Lagar é o local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite ou as uvas para elaborar vinho. Por extensão de sentido é também o lugar onde está o aparelho mecânico para espremer frutos.
é como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião...” refere-se ao monte em sua pujança, sua importância para a existência de Israel, dos montes vem o orvalho e o orvalho é a água, a vida, a natureza, o bem mais precioso.
O Monte Hérmon (em hebraico: , transl. Har Hermon, "montanha sagrada"; em língua árabe: جبل الشيخ, transl. Djabal el-Sheikh, "montanha do xeque", ou "montanha nevada") é uma montanha localizada na porção terminal sul da cordilheira do Antilíbano, na fronteira Líbano-Síria.
O verso dois descreve que esse “viver em união” deve ser como o óleo precioso derramado desde a cabeça, e que desce sobre a barba de Arão até a gola de suas veste. Isto se trata de uma referência à consagração do sacerdote. O óleo deveria descer sobre toda a sua veste sacerdotal.
Diz a tradição judaica que foi na região do Monte Hermon, nos declives de Katef Sion, que Deus prometeu a Abrão que lhe daria a terra para seus descendentes. Um antigo túmulo marca o local e um robusto carvalho ergue-se, ao lado.
Segundo os estudiosos, o Monte Horebe é também chamado de “Monte Sinai”, nome que os israelitas deram ao “Monte de Deus”, onde Javé apareceu a Moisés e concluiu a sua aliança com Israel, entregando-lhes as “Tábuas da Lei” ou “Dez mandamentos”.
Significado de Transfiguração [Religião] De acordo com o Evangelho, estado de glória em que Jesus Cristo fez sua aparição a três de seus discípulos, no Monte Tabor. ... Etimologia (origem da palavra transfiguração). Do latim transfiguratione.
adjetivo Que se conseguiu transfigurar; que foi alvo de alterações e/ou transformações; transformado. substantivo masculino Ação de se alterar; em que há mudança (transformação); cujas feições, modos ou gestos sofreram modificações. Etimologia (origem da palavra transfigurado). Do latim transfiguratus.a.um.
1. Acto ou efeito de transfigurar ou de se transfigurar. 2. Transformação, metamorfose instantânea.
“A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros e com os quais ela toma corpo e nova realidade”.
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Cândido definiu a literatura como toda criação de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.
Para Candido, a ideia de uma literatura que se possa chamar de brasileira exige, necessariamente, a constituição desse “sistema literário”, conceito central de sua análise. É esse sistema que permite que uma série de textos seja entendida como literatura e como uma literatura nacional.
Antonio Candido: a literatura como direito do ser humano A literatura permite ao homem conhecer a si mesmo e a própria realidade, o que, consequentemente, direciona um poderoso despertar de senso crítico. A literatura, portanto, serve para o conhecimento do mundo e do ser.
É por esta razão que a literatura é fator indispensável de humanização e confirma o ser humano na sua humanidade, por atuar tanto no consciente quanto no inconsciente. A literatura tem importância equivalente às formas evidentes de inculcamento intencional, como a educação familiar, grupal ou escolar.