As debêntures normalmente são títulos de longo prazo, classificáveis no exigível a longo prazo até se converterem em curto prazo, quando então são classificadas no passivo circulante segundo os princípios de contabilidade geralmente aceitos.
Debênture é um título de crédito representativo de um empréstimo que uma companhia realiza junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, estabelecidos na escritura de emissão.
No caso das debêntures, o mecanismo de negociação no mercado é muito parecido com um CDB, pois funciona assim: o investidor empresta dinheiro para a companhia por meio da aquisição dos títulos e em troca recebe uma remuneração de acordo com o prazo e taxas (ou indicador) definidos no momento da aplicação.
Do ponto de vista contábil, os títulos representam passivos, enquanto que as ações representam o patrimônio líquido (PL) dos acionistas. É fácil ter noção do nível de responsabilidade e risco de credores e acionistas quando analisamos a hipótese de uma empresa quebrar.
Os CDBs, por exemplo, pagam hoje um pouco mais que os títulos de Tesouro, enquanto as debêntures oferecem rentabilidade bem maior ao investidor. ... Por esse motivo, as taxas de rentabilidade dos títulos de emissão privada serão sempre superiores às taxas de rentabilidade dos títulos de emissão pública.
A principal diferença entre elas é que as ações ordinárias (ON) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (PN) dão direito a receber primeiro os lucros distribuídos aos acionistas.
Elas se dividem entre preferenciais (PN) e ordinárias (ON). A PETR4 é a ação preferencial: tem esse nome porque possui preferência no pagamento de dividendos e outros direitos como juros sobre capital. ... A PETR3 é a ação ordinária: ela dá direito a voto nas assembleias da empresa.
No caso das ações preferenciais (final 4), o investidor tem o direito preferencial ao recebimento dos dividendos sem ser considerado um sócio efetivo. Mas, no caso da Itaúsa, as ações ITSA3 apresentam uma liquidez de mercado menor do que as ações ITSA4, isso é um problema?
Para saber quais ações costumam pagar bons dividendos, você precisa ficar atento a um indicador chamado Dividend Yield. O DY é um índice utilizado para comparar, anualmente, quanto a empresa paga em dividendos em relação à cotação de suas ações.
Basicamente, dividendos são parte do lucro líquido ajustado de uma empresa dividido entre os acionistas. Funciona assim: quando uma pessoa compra ações de uma companhia, ela passa a ser “sócia” do negócio – ou, como é popularmente chamado, acionista.