Figurativismo ou arte figurativa são os termos usados para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem. Ele pode ser realista ou estilizado, desde que haja o reconhecimento do que foi representado.
Significado de Figurativo adjetivo Simbólico; não literal; cuja representação é feita por meio de simbologia; expresso de modo representativo. Que figura; diz-se da arte que, em diversas culturas e épocas, consiste na representação de formas encontradas na natureza; arte figurativa.
Existem vários tipos de linguagem figurativa, mas os mais comuns são: Símile. Metáfora. Personificação.
expressão Perder o controle dos próprios atos, deixar de agir ou falar com serenidade; tornar-se violento, raivoso; enfurecer-se, exaltar-se: não tem como não perder a cabeça no trânsito de São Paulo.
Sentido literal, portanto, é tudo aquilo que tem o sentido exato e, nesse caso, podemos dizer que “exato” quer dizer “sentido do dicionário”. ... Por exemplo, quando você diz: “Meu carro quebrou”, tais palavras estão no seu sentido de dicionário, ou seja, literal.
31). Em síntese, os sentidos de um texto são dependentes de fatores linguísticos, cognitivos, interacionais, socioculturais. A coerência se divide em continuidade, progressão, não contradição e articulação. são quatro metarregras formuladas por Charolles (1988) que Cavalcante (p.
A significação de um texto não se encerra nele mesmo, mas somente se dá através de uma ação do leitor sobre ele, trazendo sua experiência, sua visão de mundo. Essa visão de mundo vai refletir valores sociais.
Todo enunciado é construído buscando fazer sentido. As palavras organizam-se em frases, estabelecendo, assim, a comunicação. Todo enunciado busca construir um sentido, e a palavra é sua matéria-prima, é o ponto de partida para a comunicação.
a coesão textual é a forma de os elementos lingüísticos do texto conectarem-se, estabelecendo estruturas que produzem sentidos. ... É construída a partir do texto, tendo como base muitas vezes, não sempre, a coesão textual, que serve como indicador para conduzir o(a) interlocutor(a) na produção do sentido.