EQST

Porque As Pteridfitas Podem Atingir Grande Porte?

Porque as pteridófitas podem atingir grande porte?

Ao longo da história evolutiva da Terra, as pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes. Isso possibilitou um transporte mais rápido de água pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado.

Qual é o porte das pteridófitas?

20 m

Por que briófitas são pequenas e as pteridófitas podem atingir grande porte?

Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares. A presença de vasos condutores permite que a água e os nutrientes sejam transportados de maneira eficiente por longas distâncias. Esta característica permite que elas atinjam tamanhos muito maiores do que as briófitas.

Por que certas pteridófitas como o Samambaiaçu do qual se extrai o xaxim podem atingir grande porte *?

Resposta. Pela sua capacidade de extrair minerais e oxigênio na sua fotossíntese,fazendo com que ela ganhe resistência e prolonge o seu tempo de vida.

Porque as pteridófitas crescem mais do que as briófitas?

As pteridófitas cresceram mais do que as briófitas por elas serem os primeiros tipos de plantas que possuem vasos condutores, levando a água mais rapidamente por toda a planta. Nas briófitas a água é levada de célula em célula. Se isso não acontecer, a planta morre.

Por que as briófitas e pteridófitas são mais comuns em locais úmidos e sombreados?

1) Há a necessidade de água para movimentação do gameta masculino, logo o ambiente úmido propicia sua reprodução. 3) pteridófitas, maior transporte de substancias, já que sem os vasos o transporte é por difusão, impedindo as mesmas de atingirem grandes tamanhos.

Por que as briófitas são mais comuns em lugares úmidos?

Como as Briófitas são plantas sem vasos condutores, seu tamanho é reduzido e elas necessitam de habitats muito úmidos para absorver por difusão toda a água que necessitam, tanto para fazer a fotossíntese como para a sua reprodução.

Porque as Briofitas são encontradas em locais sombreados?

Elas vivem em lugares úmidos e sombreados pois fazem todo o transporte interno por difusão, logo, precisa um certo conforto ambiental, como a presença de água constantemente, e de sombra para não perder líquidos mais rápido do que pode absorver.