orogênese- Processo tectonico causado por movimentos horizontais da crosta terrestre. epirogênese- Movimento tectonico causado por pressoes verticais do magma.
movimento orogenicos - são movimentos internos da terra de curta duração e caracteriza pelo choque emtre duas das placas tctonicas. movimento epirogenetico - são movimentos de baixa intensidade que ocorrerm na superficie terrestre onde os terrenos são estaveis e antigos.
Epirogênicos são movimentos que "demoram" para acontecer, como a formação dos Balcãs. Orogênicos são formações mais "rápidas", como cadeias montanhosas recentes, como o Himalaia.
Quando os movimentos internos da Terra são de curta duração (sob o ponto de vista geológico) e caracterizam-se pelo choque entre duas placas tectônicas distintas, dá-se o nome de orogênese, ou movimentos orogênicos. Este processo costuma ocorrer em formações geológicas recentes e instáveis.
Resposta. Os movimentos orogenéticos são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas. ... Os movimentos epirogenéticos são aqueles que ocorrem verticalmente. Eles não provocam falhas.
Os movimentos orogenéticos são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas. Pode ocorrer neste caso um movimento de afastamento das placas denominado movimento divergente ou um movimento de aproximação ou um choque de placas caracterizando um movimento convergente.
Orogênese: é quando os movimentos tectônicos ocorrem horizontalmente, sendo responsáveis pela constituição das cadeias montanhosas (observe o esquema abaixo). A palavra orogênese deriva de oro (montanhas) e gênese (formação).
Movimento orogênico é o movimento horizontal das placas. Pode ser convergente, quando há colisão de placas, ou divergente, quando ocorre separação das mesmas.
Resposta. Explicação: Movimentos da Terra pode se referir a: Rotação da Terra — movimento em torno do seu próprio eixo, dura aproximadamente 23 horas 56 minutos para se completar. Translação da Terra — movimento em torno do Sol, dura aproximadamente 365 dias e 5,59 horas.
A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras. A movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.
O tectonismo relaciona-se aos movimentos das diferentes “partes” que montam o quebra-cabeça da crosta terrestre: as placas tectônicas. ... Graças a esses movimentos, manifesta-se na superfície terrestre uma série de formas de relevo, como as montanhas, além de fenômenos como o vulcanismo e os terremotos.
Epirogênese é um conjunto de processos que resultam no movimento das placas tectônicas, no sentido ascendente ou descendente. Além disso, atinge vastas áreas continentais de forma lenta, ocasionando regressões e transgressões marinhas e terremotos.
A epirogênese positiva redunda no soerguimento lento da crosta com a formação de platôs ou planaltos elevados que são, assim, submetidos a uma intensificação gradual da erosão e à regressão marinha (rebaixamento relativo do nível do mar) se afetando a região costeira.
Exercícios: Como vimos nessa aula, as deformações irreversíveis podem ocorrer de duas maneiras: a deformação rúptil, quando alcança o ponto de ruptura da rocha, e a deformação dúctil, que ocorre quando a cessam as propriedades elásticas da rocha.
Movimento da crosta terrestre. Seu sentido é ascendente e descendente, atingindo vastas áreas continentais, porém de forma lenta, inclusive ocasionando regressões e transgressões marinhas.
Os movimentos epirogênicos ocorrem quando as placas se movimentam verticalmente e eles não provocam falhas geológicas. Se este movimento é para cima, ele é chamado de soerguimento, e para baixo, de subsidência.
Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Muitos tipos de rochas sedimentares são utilizados na construção civil, por exemplo:
As ígneas se formam do magma ou da lava. Já as metamórficas são formadas a partir de rochas que sofrem calor e pressão sem derreter novamente. As sedimentares surgem a partir de resíduos de rocha ou matéria orgânica dissolvidos em água.