Um conversor A/D transforma um sinal analógico, contínuo no tempo, num sinal amostrado, discreto no tempo, quantizado dentro de um número finito de valores inteiros, determinado pela resolução característica do conversor em bits (8, 10, 12, 16 etc).
A principal função do conversor é captar o sinal digital das emissoras abertas, agora em qualidade HD, separar em vídeo, áudio e dados e enviá-los para as entradas especificas no seu televisor.
Conversor: Definição Ele é responsável por tratar e controlar a energia elétrica entre dois ou mais sistemas. É constituído basicamente por elementos ativos e passivos como por exemplo MOSFET, IGBT, resistores, capacitores e indutores.
O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.
Sinal analógico é o nome popularmente dado, na língua portuguesa, a sinais analógicos provenientes de dispositivos que os contêm. Estes são sinais contínuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal.
Diferente do analógico, o formato digital é menos complexo porque apresenta apenas valores discretos no tempo e na amplitude. ... E aí está a principal vantagem do sinal digital. Por ser mais preciso, sua qualidade não oscila e os custos para armazenamento e o tempo para processamento dos dados são também muito inferiores.
Onda portadora: é ela que transporta a informação, e normalmente tem frequência diferente e maior que a da informação base. A portadora pode ser a luz, sinal de micro-ondas, sinais elétricos e etc. Assim como o sinal modulante podem ter sinais digitais ou analógicos.
A onda portadora é um sinal senoidal caraterizado por três variáveis: Amplitude, Frequência e Fase. ... A, é a amplitude máxima da onda. W, é a frequência angular da portadora W = 2*PI*f (onde f é a frequência da onda em Hertz). O, é a fase da onda portadora.
Significado de Portadora substantivo feminino [Eletricidade] Sinal senoidal composto por amplitude, frequência e fase, mas que não possui modulação.
Onda portadora, é sobre a qual é transmitido o sinal com a informação, para facilitar a transmissão do sinal através dos meios físicos e adequar as frequências aos sistemas de comunicação. A onda portadora é um sinal senoidal caracterizada por três variáveis: amplitude, frequência e fase.
Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
O sinal modulante é o próprio sinal que se deseja transmitir, mas, que devido a suas caraterísticas de baixa frequência, deve ser superposto a uma onda portadora de frequência mais alta de tal forma que possa se propagar através dos meios físicos de transmissão.
O rádio é um sistema de comunicações através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta frequência ou ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos como televisão, rádio, avião, etc..
Os transmissores produzem correntes de altas frequências que aplicadas a uma antena produzem no espaço perturbações denominadas ondas de rádio ou ondas eletromagnéticas. Estas ondas se propagam com a velocidade da luz (300 000 quilômetros por segundo) podendo ser captadas por equipamentos denominados receptores.
O receptor usa filtro eletrônico para separar o sinal radiofrequência desejado de todos os outros sinais captados pela antena, um amplificador eletrônico para aumentar a potência do sinal para processamento posterior, e, finalmente, recupera a informação desejada através de desmodulação.
A vibração mecânica do diafragma do microfone gera uma corrente elétrica que varia de acordo com a frequência e a amplitude da onda sonora. Essa corrente, depois de devidamente processada, origina uma onda eletromagnética correspondente, que é transmitida pela antena da estação radiofônica.
Ambos os programas de rádio AM e FM são transmitidos pelo ar através de ondas de rádio, que fazem parte de uma ampla gama de ondas eletromagnéticas, que incluem: raios gama, raios X, raios ultravioleta, luz visível, infravermelho e microondas.
Para chegar até os televisores dos usuários, os sons, as imagens e demais sinais produzidos pelas emissoras de televisão são enviados para uma torre de transmissão. Lá, eles são convertidos em ondas de rádio e direcionados para os receptores de tv na casa dos telespectadores, por meio de transmissores terrestre.
As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência. ... A produção de ondas AM é mais barata e ocupa uma menor faixa de intervalos de frequência no espectro sonoro.