Recombinação gênica, permutação ou crossing-over A recombinação gênica é um processo natural e de grande importância, pois permite o aumento da variabilidade genética dentro da espécie.
A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.
Diacinese: os cromossomos homólogos se separam definitivamente, mas mantém-se unidos pelos quiasmas, que deslizam para as extremidades bivalentes. Esse fenômeno recebe o nome de terminalização dos quiasmas.
A prófase II ocorre após uma interfase, mais ou menos longa, que não inclui o período de síntese. Na prófase II, os cromossomas, constituídos por dois cromatídios cada, condensam-se e tornam-se mais curtos e mais grossos. O fuso acromático organiza-se durante esta fase e os cromossomas prendem-se às suas fibrilas.
A prófase é a fase mais longa da mitose. Nela se verificam alterações no núcleo e no citoplasma celular: Modificação no núcleo – de início se observa um aumento do volume nuclear.
O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células: Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade. Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.
A anáfase ou anafase é uma fase da mitose que sucede a metafase e antecede a telófase, durante a qual os cromatídeos que constituíam os cromossomos e se encontravam alinhados na placa equatorial, se separam devido à divisão do centrómero e migram para os polos do fuso acromático (metacinese).
Na anáfase mitótica há separação das cromátides irmãs de cada cromossomo, já na anáfase I da meiose há separação dos cromossomos homólogos e não de suas cromátides. Na meiose I há separação de cromossomos homólogos, na meiose II há separação das cromátides irmãs de cada cromossomo que se separou de seu par na meiose I.
Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase. Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.