Por meio deste exame é possível identificar pessoas vulneráveis às condições prejudiciais do ambiente do trabalho , protegendo-as com medidas adequadas. A simples ausência de doença, não será critério absoluto para o bom desempenho de qualquer função.
Trichuris trichiura: é um nematódio geralmente associado a infecções pelo Áscaris. É um nematódeo geralmente associado a infecções pelo Ascaris lumbricoides. O verme adulto (1) é facilmente identificado pela extremidade anterior afilada. Seu tamanho varia de três a cinco centímetros.
O exame direto a fresco é um método indicado principalmente para a pesquisa de trofozoítos de protozoários em fezes diarréicas recém emitidas (no máximo 30 minutos após coleta). Outras formas de parasitas podem ser encontrados. A identificação macroscópica é útil no diagnóstico das diversas infestações parasitárias.
Que doenças ele detecta? O exame de fezes é classicamente associado à detecção de parasitas nas fezes. De fato, essa é uma de suas indicações: pelo exame de fezes é possível identificar vermes e outros parasitas, e até mesmo bactérias que se proliferam no trato gastrointestinal gerando infecções digestivas.
O exame de fezes pode ser solicitado pelo médico para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas, sendo útil para saber como está a saúde da pessoa.
Parasitológico de Fezes
Para garantir, leve de 10 a 30 g (3 a 4 espátulas). Tampe o recipiente entregue pelo médico ou laboratório e deixe na geladeira até o dia do exame.
No caso de fezes sólidas ou pastosas, a quantidade deverá corresponder a uma colher de sopa. Se as fezes estiverem liquefeitas, pelo menos 10mL deverão ser fornecidos ao laboratório para análise. Por que são necessárias três coletas de amostra para o exame de PPF (Parasitológico de Fezes)?
Se estiver com diarreia usar o lado da colher ou uma colher de sobremesa para pegar as fezes e colocá-las diretamente no líquido conservante. – Fechar o frasco com cuidado, agitar em movimentos circulares por 1 a 2 minutos para dissolver as fezes e trazer ao laboratório em até 24 horas.
No exame de fezes Coprocultura, as fezes devem ser colocadas em um recipiente adequado e enviadas ao laboratório até 24 horas após a coleta. O ideal é conservá-las na geladeira durante esse período. Também não é aconselhável o uso de laxantes.