Para receber as abelhas que estão voando, basta colocar a metade dos favos da criação em uma caixa vazia e instalá-la no lugar onde está a caixa-mãe. Enquanto a rainha que está botando permanece na colônia-mãe, uma nova nascerá na colônia-filha. Acompanhe e alimente ambas a cada semana até que se fortaleçam novamente.
No início da primavera, chegam a fazer até três realeiras (alvéolo maior na lateral dos favos de cria, onde se desenvolverá nova rainha) e soltam famílias, geralmente no início do verão, perpetuando assim a espécie.
A técnica consistem em fechar a caixa a noite e levar o enxame para uma distância maior do que seu raio de ação. A caixa pode ser aberta assim que chegar no novo local.
Nesse caso deve-se fortalecer a colméia, oferecendo um xarope de água com açúcar. Se o ataque for de abelhas da mesma espécie, ou seja, de jataís, a melhor coisa a fazer é levar a cabaça para outro local para proteger o ninho, mesmo que seja apenas por algum tempo.
Para a divisão é preciso ter uma colmeia forte, com uma população forte estabilizada, e uma caixa vazia, onde será colocado parte do material biológico, no processo de multiplicação da colônia.
Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.
Com 4 a 5 dias a concentração atinge mais ou menos 78 grau de açúcar e as operárias fecham os favos com cera produzida por glândulas cerígenas. Por isso, os apicultores realizam a extração do mel, após a identificação do fechamento dos favos. O mel extraído antes da maturação pode fermentar por estar imaturo.
São de 10 a 15 quilos na apicultura fixa e de 30 a 35 quilos na apicultura migratória.
Enquanto ele necessita o equivalente a meio hectare de área para produzir um terneiro por ano, uma colmeia exige apenas um metro quadrado. Cada colmeia, na média, produz 20 quilos de mel, mas há produtores retirando até 50 quilos”, explica Santos.
Para o apicultor básico, é muito viável a atividade da apicultura como renda secundária (desde que, proporcionando uma renda extra de até R$ 833,93/mês.
Então, para atingir a densidade de 1 colmeia por hectare, os agricultores familiares não devem instalar mais do que 25 colmeias povoadas em cada apiário. Para o agricultor familiar, é mais eficaz manter menor número de colmeias com gran- des populações do que grande número de colmeias com populações menores.