Número atómico ou número atômico (Z) é um termo usado na física e na química, para designar o número de protões ou prótons, encontrados no núcleo de um átomo. Num átomo com carga neutra, o número de elétrons é idêntico ao número atômico, ou seja, o número atómico e a identidade do átomo são iguais.
8
Par ácido-base conjugado - Duas substâncias, iões ou moléculas cujas fórmulas diferem de um ião H+. Par ligante - Par de eletrões que é partilhado por dois átomos. Par não ligante - Par de eletrões da camada de valência de um átomo que não é partilhado com outro átomo.
No alfabeto grego mais antigo ,aleph passa a ser a letra alfa. Em seguida,ela se tornou o A romano,de onde a forma e o valor ,em geral,foram transmitidos aos povos que mais tarde adotaram o alfabeto latino. Representa ,entre os povos antigos,um grande poder místico e características mágicas,associadas ao número 1.
Os elementos naturais são todos os outros, ou seja, do Hidrogênio (Z=1) até o Urânio (Z=92), exceto os citados anteriormente - Tecnécio e Promécio -, ainda que alguns autores tratem o Astato (Z=85) e o Frâncio (Z=87) como artificiais, devido a extrema raridade dos mesmos.
Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.
Elementos Humanizados: compreende todos os elementos de uma paisagem que foi transformada pela intervenção do homem. É dado pela ação do homem que, transforma os elementos naturais.
Classificação da paisagem de acordo com os elementos que a compõem. Paisagem natural: formada por elementos construídos pela natureza; Paisagem cultural ou humanizada: formada por elementos construídos pelos seres humanos.
Exemplos de paisagem humanizada O mesmo vale para derrubar árvores, derrubar árvores e queimar florestas e selvas; bem como o desenvolvimento de redes viárias, com a construção de estradas, ruas e trilhos de trem. ... Por sua vez, todas as cidades existentes no mundo são outro exemplo de paisagem humanizada.
A expressão paisagem humanizada insere-se como uma tipificação criada em oposição à paisagem cultural ou geográfica, produzida ou transformada pelas atividades antrópicas. Portanto, entende-se por paisagens naturais espaços que ainda não foram humanizados ou que pouco receberam a interferência das atividades humanas.
Uma paisagem natural, assim, só abrange o que é de natural do ambiente, como montanhas, florestas e mares. ... Por outro lado, as paisagens humanizadas sofrem as interferências do homem em sua composição.