As revisões do escopo diferem das revisões sistemáticas, porque não visam avaliar a qualidade das evidências disponíveis, mas objetivam mapear rapidamente os principais conceitos que sustentam uma área de pesquisa 14. Scoping studies: towards a methodological framework.
Etapas para fazer uma revisão narrativa
Os artigos de revisão narrativa são publicações amplas, apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento ou o "estado da arte" de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou contextual. ... São considerados artigos de revisão narrativas e são qualitativos.
A “revisão narrativa” não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura. ... Testam hipóteses e têm como objetivo levantar, reunir, avaliar criticamente a metodologia da pesquisa e sintetizar os resultados de diversos estudos primários.
Apresentação das seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa.
A seguir, são apresentadas, de forma sucinta, as seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa(8).
A revisão integrativa de literatura é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente.
A revisão integrativa determina o conhecimento atual sobre uma temática específica, já que é conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto, contribuindo, pois, para uma possível repercussão benéfica na qualidade dos cuidados prestados ao paciente(1).
Introdução: A revisão integrativa da literatura é um método que permite a síntese de conhecimento e a incorporação dos resultados de estudos significativos na prática.
Diferença entre revisão integrativa e sistemática Tem seu foco em um tema inteiro, procura mostrar o que o mundo está falando sobre o TEMA X. A revisão sistemática, diferentemente da revisão integrativa, é um método utilizado para responder a uma pergunta específica sobre um problema específico.
Em resumo, revisões sistemáticas são reprodutíveis e tendem a ser imparciais, enquanto revisões narrativas costumam ser parciais, representando a visão dos autores sobre os tópicos.
Escrevendo os Resultados Ela deve ser organizada de tal forma que se destaque as evidencias necessárias para responder cada questão de pesquisa ou hipótese que você investigou. Deve ser escrita de forma concisa e objetiva. Os resultados podem ser provenientes de dois tipos de pesquisa, a quantitativa e a qualitativa.
a) Nome do autor do texto base com as informações sobre o autor do texto (biografia), principalmente quando se trata de autores desconhecidos; b) Resumo objetivo sobre a organização do trabalho (tema, objetivos, justificativa, referencial teórico, etc), e os pontos principais da obra, por capítulo ou parte.