A semente que dá origem ao chá melhora a circulação sanguínea, bem como ajuda no controle da pressão arterial. Além disso, promove a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no corpo. Portanto, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
Chá de noz-moscada também é ótimo para tratar problemas de respiração. Outro ponto interessante do chá de noz-moscada é que, além de auxiliar na digestão, ele também é ótimo para a saúde do sistema respiratório. A bebida possui propriedades medicinais que ajudam a tratar problemas como asma, congestão nasal e tosse.
Quantidade segura A quantidade máxima de noz-moscada que pode ser consumida sem oferecer riscos à saúde é de cinco gramas por dia.
Formas de consumo da noz-moscada Pode ser encontrada em forma de pó, já ralada ou inteira, sendo que a opção mais indicada é ralar o ingrediente somente no momento do uso, para que assim ela possa manter suas propriedades originais, já que estes podem perder seus efeitos devido ao contato com o oxigênio.
A noz-moscada também combina bem com muitos queijos, tornando-se um ingrediente comum em molhos e suflês de queijo. É um tempero comumente utilizado na preparação do molho béchamel. Este tempero também complementa pratos de ovos, bem como vegetais como espinafre, berinjela, brócolis, cebola e repolho.
Muitos não sabem mas a noz-moscada é considerada tóxica se usada em grandes quantidades. A intoxicação pelo tempero, que pode até matar, também causa alucinações.
Por ser medicinal, a semente é bastante procurada pelo homem do campo, o que dificulta sua obtenção em grande quantidade. A “umburana-de-cheiro” é muito abrangente no seu uso na medicina popular, principalmente, no tratamento de doenças como dor de barriga, reumatismo, tosse, bronquite e asma.
O Chá de emburana é ótimo para quem busca uma alimentação natural. Como Fazer o Chá de Emburana: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos.
Possue propriedades antiespasmódicas e emenagogas. Além disso, possuem propriedades aromática, anticoagulante, anti-inflamatória, broncodilatadora, cardiotônica, diaforética, estimulante, estomáquica, febrífuga, narcótica e peitoral.
Umburana-de-cheiro é uma espécie nativa da Caatinga, amplamente utilizada pela população local, devido o valor madeireiro, ornamental, forrageiro e, principalmente medicinal.
O álcool encontrado na cachaça é o etanol (ou álcool etílico), o mesmo usado como combustível. Se o teor alcoólico é de 47%, isso significa que em 100 mL de cachaça há 47 mL de álcool (admitindo % v/v, que não foi informado e nem foi dada a densidade). Dessa forma, em 600 mL de cachaça há 282 mL (0,282 L) de etanol.
Microorganismos transformam o açúcar em álcool e gás carbônico. A fermentação dura entre 14 a 24 horas. Na fermentação da cachaça industrial são usados químicos, como o sulfato de amônia e antibióticos. O processo pode demorar de 8 a 16 horas.
As cachaças artesanais são produzidas em menor escala, o que impacta diretamente no preço destas bebidas, resultando em uma bebida única. ... A cachaça industrial é destilada de forma simples através de destiladores de aço inox em coluna.