Os colhedores devem ter as mãos limpas e as unhas cortadas, além de usarem luvas, sempre que possível. Ainda no campo, procede-se a primeira toalete, retirando-se restos foliares, ramos secos, gavinhas e bagas defeituosas e danificadas.
Deve-se evitar colher após chuvas intensas, bem como quedas excessivas das frutas e hortaliças e o super enchimento das caixas no campo. Portanto, a colheita requer alguns cuidados para evitar danos e perdas na pós-colheita. Alguns produtos são facilmente danificadas, tais como morango, cerejas, amoras, etc.
É necessário lavar muito bem antes de ingerir as frutas e verduras, pois elas podem trazer consigo microorganismos, ovos de vermes parasitas ou resíduos de agrotóxicos. O cozimento elimina as possíveis larvas de parasitas causadoras de doenças que as carnes podem conter, como por exemplo, as larvas de da tênia.
O local de recepção deve proteger a uva de condições que levem à perda de água, ao aumento da respiração e a danos mecânicos. ... O uso de um sistema de nebulização, também, é recomendável, vez que aumenta a umidade relativa do ar e, consequentemente, reduz a perda de água dos cachos.
Se sua videira não estiver recebendo água suficiente, você pode perceber que suas uvas estão permanecendo pequenas e, eventualmente, apodrecendo na videira. Se sua vinha for regada excessivamente, ela pode inchar e estourar, finalmente apodrecendo na videira após os açúcares interiores serem expostos ao ar.
"Uma maneira de se ter mais alimentos sem aumentar a produção é evitar as perdas. Quanto menor o desperdício de alimentos, menor a pressão para se produzir mais. Se eu consumo dez e desperdiço cinco, é preciso produzir quinze.
– O vinicultor, por sua vez, exerce sua função no exato momento em que se encerra o trabalho do viticultor – a colheita das frutas. É ele quem dá a destinação vinícola para as uvas, ou seja, é ele o responsável por transformar a uva em vinho.
O período da colheita das uvas se estende até o final de março. Embora seja um momento de muita dedicação, onde as vinícolas funcionam "a todo vapor", também há várias festividades, afinal, a vindima representa o resultado do trabalho de um ano inteiro.
Produção Da poda à colheita, o plantio demora de 85 a 200 dias. O que determina o período são a intensidade luminosa e a temperatura.
Cada lugar do mundo tem sua própria época de vindima, porém, em geral, ela coincide com o período entre o meio e o fim do verão. No Hemisfério Norte, isso ocorre entre julho e setembro, podendo variar de acordo com a região.
Apesar de a parreira não exigir muita adubação, é recomendada a colocação de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) em torno do pé de uva uma vez por ano, preferencialmente a partir da brotação.
Todo ano, após a poda produção, deve ser feito uma adubação de produção, ou seja, é preciso dar nutrientes para que a videira produza mais cachos. Essa adubação deve ser feita utilizando-se o NPK granulado formulação no pé da planta.
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.