Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema. A diminuição de temperatura faz com que o sistema se desloque para a direita (reação exotérmica), favorecendo reações que liberam calor. ...
Constantes de equilíbrio A constante K é denominada constante de equilíbrio em termos de concentração, e é uma grandeza com valor específico para uma dada reação e temperatura, independente das concentrações iniciais, volume do recipiente ou pressão.
Uma reação reversível é aquela em que os reagentes se transformam em produtos e esses produtos voltam a se transformar nas substâncias originais, os reagentes.
Reações irreversíveis são aquelas que ocorrem por completo, ou seja, até que pelo menos um dos reagentes seja completamente consumido. Um exemplo claro é o da imagem acima, a combustão ocorre até que o fogo consuma toda a folha de papel, daí então só restam as cinzas.
Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos. ... Cada reação em equilíbrio possui uma constante de equilíbrio (Kc) característica, que se modifica apenas com a variação da temperatura.
Equilíbrio homogêneo é quando todas as substâncias se encontram na mesma faze de agregação, ou seja, todas estão no estado liquido ou gasoso. Equilíbrio heterogêneo é quando pelo menos uma das substancias se encontra no estado físico diferente das outras.
Uma das formas para que isso ocorra chama-se Catálise Homogênea, que é quando o catalisador forma com os reagentes um sistema monofásico. ... Isso significa que os reagentes, os produtos e o catalisador precisam estar todos na mesma fase, isto é, no mesmo estado físico.