Objeto Indireto Pleonástico O pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste na repetição com a finalidade de enfatizar o discurso. Assim, quando o objeto indireto é repetido a fim de reforçar a mensagem, é chamado de objeto indireto pleonástico.
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Nesses casos, a preposição pode ter apenas uma função enfática ou ser obrigatória – seja para evitar ambiguidade, seja porque o objeto direto é um pronome pessoal oblíquo tônico. Para reconhecermos um objeto direto preposicionado, basta isolarmos o verbo e verificarmos se ele é realmente transitivo direto.
O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto e, algumas vezes, pode aparecer preposicionado. a) Acompanhado de verbos que exprimem sentimentos. ...
A alternativa em que há objeto direto preposicionado é a letra E - Amou a João com o mais puro amor. Trata-se do termo “a João”, que não pode ser objeto indireto, pois complementa o verbo “amar”, que é transitivo direto, porém está acompanhado de preposição. Damos a estes termos o nome de OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO.
Resposta. Explicação: o objeto direto é aquele termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo direto. Ele vem ligado ao verbo sem o auxílio de preposição.
Qual das alternativas traz sublinhado um exemplo de objeto direto preposicionado? Os ministros gostam de sopa. Eles têm medo de você. Os discípulos comeram do pão.
Resposta: Alternativa b: Informei-os aos presentes. Explicação: Os pronomes o(s), a(s) exercem a função de objeto direto quando complementam um verbo.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
O objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. Ele não necessita de uma preposição e é utilizado para completar o sentido de verbos que não possuem sentido em si mesmo. Veja um exemplo: “Maria vendia doces.”
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. ...
O objeto direto completa o sentido de um verbo transitivo direto, sem a presença obrigatória de uma preposição. Indica o paciente da ação verbal, ou seja, o elemento que sofre a ação verbal. Não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal. ...
Objeto direto é o termo da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo direto. ... Objeto indireto é o termo da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo indireto. É introduzido por preposição.
Objeto direto é o termo que vem após um verbo transitivo direto. Objeto indireto é o termo que vem após um verbo transitivo indireto. Sabendo que os verbos transitivos diretos são verbos que precisam de complemento mas não precisam de preposições e que os verbos transitivos indiretos precisam de preposições.
O objeto direto não precisa de uma preposição para ligá-lo à oração. ... Já o objeto indireto precisa de preposição para ligá-lo à oração. Ex: A menina precisava de ajuda. De ajuda é objeto indireto do verbo precisava porque precisa de preposição para ligá-los.
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto. Esses pronomes eliminam a preposição. ...
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)