Não há intervencionismo do Estado, a burguesia então expandiu seus interesses econômicos, havendo uma opressão ao povo, os submetendo a jornadas extenuantes de trabalho e outros abusos. ... Estado social: No Estado social existe um intervencionismo.
Dentre as principais teses defendidas pelos liberais, estão: a ideia da “mão invisível do mercado”, o livre mercado, a livre concorrência, a lei da oferta e da procura, a defesa da propriedade privada, o livre câmbio e a valorização da mão de obra do trabalhador.
O Liberalismo no Brasil como instrumento de atuação no Estado e na sociedade brasileira tem se estabelecido de forma organizada desde 1831, na maior parte da história como oposição política ao conservadorismo, ainda que não se resumindo a esse papel.
O liberalismo surgiu no século XVII como um conjunto de teorias políticas que sustentaram uma luta estrutural e política contra o Antigo Regime, ou seja, contra a monarquia absolutista.
Resposta. O absolutismo queria manter a monarquia(o poder nas mãos da realeza), já o liberalismo, visava a liberdade de expressão, pensamento, governo, dentre outros.
Adam Smith
Resposta. Liberdade, igualdade e fraternidade.