O potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolarização da membrana e propagação do impulso nervoso. Portanto, fica claro que se o estímulo não atinge esse limiar, nada ocorre.
Potencial de repouso de membrana Essa diferença de potencial é causada por vários fatores, mas os mais importantes são o transporte de íons através da membrana celular e a permeabilidade seletiva da membrana a esses íons.
O potencial de repouso da membrana é determinado pela distribuição desigual de íons (partículas carregadas) entre o interior e o exterior da célula e pela permeabilidade da membrana diferenciada para diferentes tipos de íons.
Um potencial de ação cardíaco é uma breve alteração na voltagem (potencial de membrana) ao longo da membrana celular das células cardíacas. Esta alteração é causada pelo movimento de iões entre o interior e o exterior da célula, através de proteínas denominadas canais iónicos.
O impulso é propagado pelos átrios através do sistema de Purkinje provocando sua contração. Centésimos de segundos depois, o impulso atinge o nó AV, que retarda o impulso para que os átrios forcem a passagem de sangue para os ventrículos.
Sistema Nervoso Parassimpático: Ao contrário da estimulação simpática, a parassimpática diminui os batimentos cardíacos junto com a força de contração dos músculos cardíacos. É capaz de "atrasar" os impulsos emitidos pelo nodo Atrioventricular, o que retarda o espaço de tempo entre as contrações atrial e ventricular.
O Sistema de Condução Cardíaco são as estruturas onde se produz e se transmite o estímulo eléctrico, permitindo a contracção do coração. Os seus elementos principais são o Nó Sinsual, o Nó Atrioventricular (Nó AV), o Feixe de His e as Fibras de Purkinje.
Agência de Segurança Nacional (em inglês: National Security Agency - NSA) é a agência de segurança dos Estados Unidos, criada em 4 de novembro de 1952 com funções relacionadas com a Inteligência de sinais (SIGINT), incluindo interceptação e criptoanálise. ... A NSA é parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O nódulo auriculoventricular, nodo atrioventricular, nó atrioventricular ou nodo de Aschoff-Tawara é uma área de tecido especializado entre os átrios e ventrículos do coração, que conduz impulso elétrico do átrio em direção aos ventrículos. ...
Um grupo de células musculares cardíacas especializadas, denominado nó atrioventricular se localiza no interior do septo interatrial, logo acima da transição dos átrios para os ventrículos.
O feixe de His é um grupo de fibras que conduz os impulsos elétricos a partir do nódulo atrioventricular. O feixe de His divide-se em outros dois ramos: O ramo esquerdo conduz os impulsos ao ventrículo esquerdo, e o ramo direito conduz os impulsos ao ventrículo direito.
O Feixe de His, ou fascículo atrioventricular, é um feixe de fibras localizado no interior do músculo cardíaco do septo interventricular.