Sinais e sintomas Em doses mais baixas, a perda de consciência é precedida de fraqueza geral, dores de cabeça, vertigem, confusão e dificuldade para respirar. A pele fica rosada e depois se torna violeta. Quando o cianeto for inalado, pode causar coma com convulsões, apneia e parada cardíaca em uma questão de segundos.
Quando inalado, ele ataca e inibe a ação de uma das enzimas responsáveis pela produção da energia de que as células humanas precisam para viver. O cianeto pode atacar o cérebro e provocar tremores, delírios e alucinações. Também pode provocar parada cardíaca.
É produzido comumente em forma de flocos, pó ou blocos fundidos impuros, pretos ou cinzentos, pelo aquecimento de cianamida de cálcio bruto na presença de sal em um forno elétrico. Usado principalmente como inseticida e exterminador de roedores e no fabrico de cianeto de hidrogênio e ferrocianetos.
Agrotóxicos carbofurano e terbufós são componentes do "chumbinho", utilizado ilegalmente como raticida. Produto muito vendido de maneira ilegal para matar ratos em várias cidades, o “chumbinho” está em muitos dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
aldicarbe
O aldicarb (Temik®), um agente anticolinesterásico carbamato vulgarmente conhecido como “chumbinho”, é considerado um dos praguicidas mais tóxicos disponíveis comercialmente.
Os inibidores da colinesterase promovem um alívio dos sintomas da Doença de Alzheimer em algumas pessoas, durante um período limitado de tempo. Estes medicamentos são comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Atualmente não existem fármacos aprovados para as outras formas de Demência.