O microscópio é um instrumento que permite observar os objetos não perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante um sistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pela imagem do objeto ampliam-na.
Diafragma: controla tamanho e intensidade do cone de luz que é projetado sobre o objeto. Condensador: controla o foco e posicionamento da luz sobre a amostra analisada. Botão macrométrico: permite a movimentação da platina para cima e para baixo, favorecendo o melhor ajuste de foco.
Lentes objetivas: conjunto de lentes que se sobrepõem, ampliando a imagem do objeto observado. Geralmente, um microscópio tem três ou quatro lentes objetivas, proporcionando poderes de aumento que variam de 4x, 10x, 40x e 100x.
Condensador – conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio. Palavras-chave: microscópio óptico, microscópio de luz, microscopia.
As lentes de aumento são, em geral, lentes de bordos finos mergulhadas em uma substância de índice de refração menor do que o do material de que é formado a lente. São usadas para ampliar imagens. n2 = índice de refração do meio com que a lente é feita. n1 = índice de refração do meio em que a lente está imersa.
O instrumento óptico conhecido como lupa é constituído por uma lente convergente que fornece, de um objeto real, uma imagem virtual, direita e maior que o objeto. Para que haja essa formação de imagem é necessário que o objeto esteja situado entre o foco e o centro óptico da lente.
Resposta:A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. ... O tamanho da imagem produzida na retina varia com o ângulo α que o objeto ocupa no campo de visão. Quando aproximamos o objeto do olho, aumentamos este ângulo.
Também chamada de “lente de aumento”, a lupa foi os primeiros óculos, pois era usada pelas pessoas que tinham dificuldades para enxergar. Também a lupa é considerada como um microscópio simples, que começou a auxiliar a Ciência na observação ampliada de seus objetos de pesquisa.
Todos nós já experimentámos incendiar um papel utilizando uma lupa. ... O papel queima devido à intensa concentração dos raios solares na sua superfície. Queima mais rápido se a superfície for escura, por exemplo uma página de jornal, escolhendo uma zona com uma fotografia.
Use algum objeto redondo (pegamos um rolo de fita adesiva) pra marcar dois círculos na parte cônica da garrafa. Recorte com cuidado e junte as duas metades com a cola epóxi. Certifique-se de que está tudo bem vedado e faça um microfuro em um dos lados. Coloque num copo com água e encha toda a lente com o líquido.
Com uma caixa de sapato, uma lupa e alguns outros materiais simples, é possível fazer um projetor caseiro para você mostrar a tela do seu celular para todo mundo....Lupa utilizada para a construção do projetor.
Para montar seu telescópio, você vai precisar de
Aprenda a fazer um telescópio caseiro
1) Desaperte os parafusos no final do tubo de foco para remover a tampa de plástico preta. 2) Insira o prisma diagonal e aperte os parafusos para fixar o prisma diagonal. 3) Desaperte os parafusos do prisma diagonal. 4) Insira a peça desejada (ocular) no prisma diagonal e fixe apertando os parafusos.
A maioria dos telescópios são feitos com lentes ou espelhos curvos que captam e focalizam a luz do objeto celestes. Os primeiros modelos eram construídos com vidro transparente, mas logo os pesquisadores perceberam que o espelho é mais leve e liso.
refrator