Obra magistral de Darcy Ribeiro, um dos maiores antropólogos brasileiros, "O Povo Brasileiro" é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Este clássico retrata o inconformismo pela desigualdade social e percorre a história da formação da civilização brasileira.
A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).
As três matrizes étnicas que seriam as formadoras da identidade do povo brasileiro são o colonizador branco, no caso os portugueses, os índios e os negros africanos.
Indígenas: grupo étnico que habitava o território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Pardos: etnia formada a partir da junção de três origens: brancos, negros e indígenas. Mulatos: correspondem à união entre brancos e negros. Caboclos: representa a descendência entre brancos e indígenas.
substantivo feminino Coletividade que se diferencia por suas especificidades (cultura, religião, língua, modos de agir etc.), e que possui a mesma origem e história; grupo étnico: etnia cigana.
Onde encontrar sua etnia perdida Passe o cursor sobre a guia “DNA” na barra de navegação e selecione “Visão geral”. Role para baixo até a seção “Etnias” e verifique o número de correspondências para a etnia que você esperava ver.
Vieram para o Brasil na condição de escravos diversos povos africanos, sendo os dois principais grupos o dos iorubás (na época em que a Costa do Marfim era o principal porto de escravizados) e o dos bantus (quando estabeleceu-se a Angola como porto escravizador).
Em geral, a certidão de nascimento (a do próprio candidato ou dos seus antepassados) será o documento usado para essa checagem. Nela, deverá constar a informação de que o indivíduo em questão é negro ou pardo - sempre segundo os critérios do IBGE - para que a autodeclaração seja válida.
O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.
Características. As caraterísticas físicas dos amarelos são – de uma forma relativa – as seguintes: crânio largo, pigmentação clara da pele entre branca e amarelada, cabelos lisos e negros, olhos rasgados e oblíquos, pómulos salientes, nariz reto, lábios delgados, tórax curto e largo, escassa pilosidade corporal.
A escala cromática de Von Luschan é um método utilizado na classificação de cores de pele....Escala cromática de von Luschan.
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor de acordo com as seguintes opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela.
Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados pretos e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.
btd! Ao contemplar em seu estudo literário o fator raça, Sílvio Romero apela para a figura do mestiço como conseqüência das três raças – branco, negro e índio - responsáveis pela formação da população brasileira.
No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.
Mulato é um termo que designa a pessoa que é descendente de africanos e europeus. Inicialmente o termo era também aplicado para designar mestiços. Mulatos podem apresentar os mais variados perfis fenotípicos e culturais.
Caboclo, caboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira.
Significado de Mulato substantivo masculino [Pejorativo] Pessoa cuja ascendência provém da mistura entre brancos e negros; quem tem o pai negro e a mãe branca, ou vice-versa. [Por Extensão] Quem possui a cor acastanhada.