Tom também se refere à altura de um som na escala geral dos sons. Por exemplo: Um tom grave, como até um tom muito baixo. um tom agudo, como um tom muito alto.
O Tom do Tom Da nota mais grave à mais aguda da melodia tem exatamente uma oitava (essa é uma música pouco extensa). O legal dessa melodia é que a nota mais grave é a tônica e mais aguda também.
A forma correta de escrita é tom de acordo com a Língua Portuguesa. ... Notar que o plural de tom é tons, escrito com a consoante “n”. Ton não existe na Língua Portuguesa.
Significado de Tom substantivo masculino Grau de elevação ou de abaixamento do som produzido por um instrumento musical ou voz humana. Os tons diferem em timbre, altura, intensidade e duração.
Tonalidade é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes.
Basicamente existem: a tonalidade maior, menor harmônica, menor natural e menor melódica. Sendo assim tonalidade se refere a um desses sistemas, ou seja, escalas associadas a campos harmônicos.
Campo Harmônico Maior O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos da harmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível).
Dessa forma, para reproduzirmos o campo harmônico de Dó maior, faremos da seguinte maneira:
O recurso funciona com “placas” específicas, acopladas no braço do instrumento, que acendem luzes mostrando o posicionamento correto em cada acorde ou corda dedilhada, similar ao que acontece no Guitar Hero. Assim, o equipamento “ensina” de forma prática e as músicas podem ser controladas pelo aplicativo no celular.
CONCLUSÃO
Lembrando que não é necessário decorar o Campo Harmônico de cada tonalidade. O ideal é compreender como os acordes se formam a partir de uma escala para aplicar esta lógica em qualquer Tom. O acorde maior (tríade) da nota C é formado pela 1ª, 3ª e 5ª notas da sua escala maior que são as notas C – E – G.
O campo harmônico nos mostra quais os acordes tem uma relação com a escala, portanto, com a tonalidade. Numa tonalidade de G o acorde de G pertence à escala e o acorde de Gm não pertence. Veja que os acordes utilizados foram: G, C, D7, Am.
Dica 2 para decorar acordes de uma música: estude a cifra sem o instrumento. Pegue a cifra da música que deseja decorar e estude ela sem o seu instrumento. Veja cada acorde ali e tente identificar e, se possível, cronometre o tempo que leva para saber qual é cada acorde.
Para quem está começando, especialmente para quem toca guitarra e violão, o ideal seria memorizar as escalas no sentido horizontal. Ou seja, apenas uma única corda. Depois disso você passar para decorar as escalas nas demais cordas. Isso ainda te ajuda a identificar melhor as notas no braço do seu instrumento.