A técnica CHA significa conhecimento, habilidade e atitude, e se refere ao tripé das competências. E mais e mais empresas têm buscado adotar essa técnica como parte de seu processo organizacional, principalmente por focar no comportamento das pessoas e para avaliar seus colaboradores.
Então, veja como obter resultados efetivos em três passos simples:
Aplicar o conceito CHA serve, em primeiro grau, para analisar a pessoa em seu conhecimento, pois o saber de cada um é único. Em seguida, testa-se as habilidades, o saber fazer, se arriscar e tentar coisas novas, pois de nada adianta a pessoa saber muito na teoria e não conseguir desenvolver nada na prática.
David McClelland
As competências possuem três elementos: conhecimentos (o saber), habilidades (o saber-fazer) e as atitudes (o querer-fazer).
Assim, podemos compreender a composição do conceito de competência, através de critérios objetivamente mensuráveis, como o exercício proativo e simultâneo de:
Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações“. Dessa forma, de acordo com o sociólogo, competência engloba atitude (tomar iniciativa), entendimento prático (habilidade) e conhecimentos adquiridos (saber).