Literalmente, "namaste" significa "eu me curvo a você" (nama significa "curvar-se", as significa "eu" e te significa "você"). Em um significado mais amplo, quer dizer "o Divino em mim reconhece o Divino em você".
Responda a uma saudação formal com outra saudação formal.
A regra de etiqueta para homens é: se a mulher não der a mão primeiro, não ofereça a sua. Se você é homem, a melhor alternativa é cumprimentar uma mulher muçulmana colocando sua mão direita sobre o lado esquerdo do peito. Dessa forma você consegue ser educado e respeitoso, sem tocar ou invadir o espaço pessoal dela.
Já na Rússia, o aperto deve ser forte e vem com um firme contato visual. Não se sabe como o costume surgiu, mas acredita-se que, no passado, ao se encontrar, as pessoas estendiam as mãos para mostrar que não carregavam armas. O gesto era um sinal de paz e, com o tempo, se tornou uma saudação.
No exercício da fé, os muçulmanos devem recitar o credo, no qual reafirmam a crença em Allah e em Muhammad; fazer cinco orações diárias, posicionados em direção à Meca; respeitar o jejum durante o mês do Ramadã; doar 2,5% dos lucros aos mais pobres, esse ato é chamado de zakat; e, ao menos uma vez na vida, ir à Meca, ...
Algumas das interdições alimentares do islão coincidem com as da lei judaica. As carnes proibidas pelo islão são as de porco, das aves rapaces (de rapina), do cão, da serpente, do macaco. O consumo de animais com garras, como leões e ursos, é proibido, bem como de animais considerados repulsivos (baratas, moscas etc.).
Países muçulmanos: guia com dicas e cuidados para a sua viagem
O chamado “mundo árabe” – grupo de países considerados como tal – reúne um total de 22 países, a saber: Arábia Saudita, Argélia, Barein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Somália, Sudão, Síria e Tunísia.
Em 2010, mais de 1,6 bilhões de pessoas, ou cerca de 23,4% da população mundial, era muçulmana. Pela porcentagem do total da população de uma região que considera-se muçulmana, 24,8% estão na Ásia-Oceania, 91,2% no Oriente Médio e Norte da África, 29,6% na África Subsaariana, 6% na Europa e 0,6% na América.
A mesquita mais recente a ser erguida foi construída pela comunidade islâmica de Manaus, enquanto a comunidade de Salvador está levantando fundos para construir o primeiro templo da Bahia. Existem atualmente 94 instituições islâmicas no país, contra apenas 33 em 1983.
Concentra-se na Ásia e na África, mas tem seguidores nos Estados Unidos e na América Latina, inclusive no Brasil. Em São Paulo há mais de um milhão de muçulmanos, e mais de cem mesquitas e salas de oração, segundo a Sociedade Beneficente Muçulmana.
Para aqueles, ser um "bom" muçulmano implica realizar, sempre que possível, as cinco orações diárias e, dessa forma, "dar-se a Deus" todos os dias e não apenas ocasionalmente.
É célebre por ter sido o local onde os muçulmanos acreditam que Maomé teria recebido suas primeiras revelações de Deus, por intermédio do anjo Jibrīl, também conhecido como Gabriel para os cristãos. A peregrinação a Meca atrai milhões de muçulmanos de todos os lugares do mundo.