Uma onomatopeia busca imitar sons e ruídos como de objetos quebrando, interjeição, sons de animais, da natureza etc., cujo objetivo é dar expressão à construção do texto. Portanto, quando fala-se em onomatopeia significa usar os sons como base para dar sentido a um contexto.
onomatopéia:é a imitação do som de uma palavra como gritos,ruídos de animais,sons da natureza etc...
As onomatopeias servem para descrever os sons do mundo, como o latido de um cachorro, o tocar de um telefone, o apito do trem, o canto de pássaros, batidas, etc. Originárias da linguagem oral, as onomatopeias deixam o texto mais poético, divertido e fácil de ser compreendido.
O barulho de algo ! Explicação: isso se chama onomatopéia ... É usado bastante em quadrinhos e livros, para identificar o barulho de alguma coisa .
Crás - O som de alguma coisa quebrando, pode ser um vidro. Toim - Pode ser o som de uma mola se desprendendo ou alguém pulando.
Clap! – palmas. Cof, Cof – Tosse.
Apito é sinônimo de silvo, mas essa palavra é pouco usada. Em geral, emprega-se silvo como correspondente de apito - como o som do apito de guardas de trânsito - em materiais escritos de auto-escolas.
Significado de Apito substantivo masculino Pequeno instrumento para apitar ou assobiar: o apito da polícia. Instrumento de sinalização sonora adaptado a uma máquina a vapor. O som produzido pelo apito; silvo: ouvi apitos na rua.
São feitos de folhas retorcidas, frutos, troncos, bambu, ossos, cabaça, cerâmica, chifre e carapaça de animais. Alguns inclusive imitam o som de pássaros e outros animais silvestres, sendo utilizados em pesquisas de campo para atrair os animais, facilitando sua observação.
APITO – é um dos mais básicos. Deriva do Espanhol pito, palavra de origem onomatopaica, ou seja, que imita algum som. FLAUTA – vem do Francês flûte, do Provençal antigo flaut, com origem incerta, possivelmente relacionado ao Latim flare, citado pouco acima.
Ele explica que o instrumento tem origem indígena e significa apito de arremedo, por se assemelhar com o canto de pássaros. - O instrumento que era utilizado pelos indígenas para atrair os animais também representa a musicalidade brasileira por ter sido o precursor do apito do samba.
O apito é a ferramenta sonora que o árbitro tem ao dispor para informar os jogadores (e demais interessados) de algumas suas decisões técnicas. Serve também para indicar o início de alguns recomeços de jogo. No início, os jogos decorriam sem apito.