A especiação alopátrica, acontece quando duas populações de uma espécie são separadas por uma barreira geográfica. Essa barreira geográfica, que pode ser uma montanha, um deserto ou floresta, por exemplo, causa uma separação espacial (alopatria). Nesse caso, falamos que ocorreu um isolamento geográfico.
A especiação simpátrica diferencia-se da alopátrica pela ausência da separação geográfica. Nessa especiação, duas populações de uma mesma espécie vivem na mesma área, mas não há cruzamento entre as mesmas, resultando em diferenças que levarão à especiação, ou seja, a uma nova espécie.
a) A especiação representada nas figuras é denominada alopátrica, pois os subgrupos foram isolados geograficamente.
Principais pontos. De acordo com o conceito biológico de espécie, organismos pertencem a mesma espécie se seu cruzamento produzir uma prole viável e fértil. ... Especiação é o processo de formação de novas espécies. Ela ocorre quando grupos dentro de uma espécie se tornam reprodutivamente isolados e acabam divergindo.
“Espécies são grupos de populações naturais que se cruzam entre si, ou potencialmente se cruzam, estando isolados reprodutivamente de outros grupos” (MAYER, 1977). O critério básico dessa definição diz respeito ao cruzamento entre indivíduos da população e o isolamento reprodutivo da mesma.
( 2 ) Surgimento de uma nova espécie, a partir do cruzamento de duas espécies diferentes, presentes no mesmo local. ... I – Para que ocorra a formação de uma nova espécie, é necessário o isolamento reprodutivo, seguido pelo isolamento geográfico.
Especiação é o processo evolutivo pelo qual as espécies vivas se formam. Este processo pode ser uma transformação gradual de uma espécie em outra (anagênese) ou pela divisão de uma espécie em duas por cladogênese. Há quatro modos principais de especiação: a especiação alopátrica, simpátrica, parapátrica e peripátrica.
Ao longo de muitas gerações uma espécie pode ser transformada em sua aparência, ou seu comportamento ou em sua constituição genética. Esse processo pode resultar no surgimento de novas espécies se a diferença entre a espécie ancestral e suas descendentes, aumentar o suficiente.
Haddad e outros biólogos concluíram que a nova espécie deve ser o resultado do cruzamento entre machos e fêmeas de uma espécie diploide, a Phyllomedusa distincta, ou de um ancestral comum.
A nova espécie distingui-se das espécies congêneres por conjuntos de caracteres combinados relacionados à forma, ao tamanho e ao padrão de coloração. O dimorfismo sexual também é notório.
Explicação: Descrição de espécie é uma descrição formal de uma espécie recém-descoberta, geralmente na forma de um artigo científico. Tem como finalidade dar uma descrição clara de uma nova espécie de organismo e explicar como ele difere de espécies que foram descritas anteriormente ou estão relacionadas.
Resposta. descobrir nova espécies melhora o conhecimento sobre a vida na terra e catalogar a quantidade de Animais,plantas,vírus e etc......
Introdução. Por espécie ameaçada entende-se todo tipo de planta ou animal que corre o risco de desaparecer para sempre. Se uma espécie de planta ou animal desaparece totalmente, diz-se que está extinta. Maior dos felinos, o tigre é uma espécie ameaçada de extinção.
Animais em Extinção no Mundo
Denominamos de extinção o desaparecimento total de um organismo. Esse processo é de suma importância para a evolução. Extinção de dinossauros, mamutes, animais em risco de extinção.
Conheça a seguir uma lista com 26 dos animais do Brasil que estão ameaçados de extinção:
Principais plantas em extinção do Brasil
Segundo a "Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção" do Ministério do Meio Ambiente, algumas plantas em extinção na Amazônia são:
A exploração indevida de recursos naturais, a poluição, o desmatamento, a destruição do habitat dos animais e a introdução de novos predadores são algumas das causas da extinção de centenas de diversas espécies da fauna mundial. ...
Atualmente, o Jardim abriga mais de 240 plantas ameaçadas de extinção, como bromélias, orquídeas e palmeiras. ... Segundo ela, a grande ameaça às populações naturais deste tipo de bromélia é o efeito da instalação de hidrelétricas em sua área de distribuição, que resultou na submersão total de duas subpopulações.
Para fazer sua parte e reduzir a taxa de extinção dos animais, evite produtos prejudiciais ao meio ambiente. Muitas corporações colhem alimentos e outras matérias-primas através de práticas que afetam negativamente os habitats de espécies ameaçadas de extinção.
Como conservar e proteger as aves: Plantando árvores e arbustos frutíferos; Plantando e mantendo em seu quintal ou sítio, plantas, arbustos e fruteiras que as aves possam utilizar para comida e abrigo (quanto maior a variedade de fruteiras, maiores serão as possibilidades de atrair uma variedade de pássaros visitantes) ...