A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta.
O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.
Em relação à linguagem e o conteúdo, a literatura de cordel tem como principais características:
Afinal, por que o nome cordel? Porque esses textos são escritos em folhetos e pendurados em barbantes ou cordas, por isso, recebem o nome de cordel.
Resposta. são praticamente as mesmas de antigamente... era cordel para namorados e pessoas apaixonadas hoje são para demonstrar sentimentos se você estiver triste escreve um cordel e também são quais como poesia !
A poética do cordel
Podemos citar como os principais cordelistas brasileiros:
Cordel é um gênero literário popular escrito em forma rimada, originados de relatos orais. Podemos dizer que tem caráter informativo porque ele se dá a partir de relatos, nesse caso relatando e informando sobre um acontecimento do momento.
A Literatura de Cordel transmite não só o aprendizado, mas também os versos que cada ser humano necessita em seu coração.
De origem portuguesa, a literatura de cordel começou com o Trovadorismo medieval, por volta do século XII. Os trovadores cantavam e espalhavam histórias para a população que, na época, era em grande parte analfabeta, mas acabava tendo acesso às histórias por meio dessas canções.
Relação entre Trovadorismo, Martelo Agalopado e Cordel. ... A Literatura de Cordel surgiu primeiramente na forma de cantigas trovadorescas que eram acompanhadas por instrumentos musicais, versos compostos para cantar e dançar, o que facilitava ao ouvinte a memorização e assimilação do tema apresentado.
O Cordel, feito pelos cordelistas, é escrito com rimas, com traços de oralidade divulgada em folhetos. O Repente, feito pelos repentistas, é baseado na poesia falada e improvisada, geralmente acompanhado de instrumentos musicais.
Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores improvisam versos sobre os mais variados assuntos, e andando pelas feiras e espaços populares se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, o chamado desafio.
Resposta. Resposta: A cantoria ou repente é o estilo literário do cordel cantado com viola ou rebeca. ... Já a embolada é o mesmo cordel cantado com o acompanhamento do pandeiro.
Repente: Compreende uma arte brasileira que é baseada no improviso realizado em sua forma cantada, de forma alternada, em que dois cantores participam do processo. O slam pode ser apresentado como eventos que as batalhas são realizadas em formas de versos, o que diferencia essa arte da citada acima.
O slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith, mais especificamente em Chicago nos anos 1980 e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D'Alva. Originário do inglês, o termo slam quer dizer batida. Algo semelhante a uma pancada.
Slam! Slam (ou Poetry Slams) são batalhas de poesia falada que surgiram nos anos 1980 nos Estados Unidos. ...
Poetry slam (traduzido literalmente do inglês, "batida de poesia") é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original (ou, mais raramente, de outros). Estas performances são, em seguida, julgadas por membros selecionados da plateia ou então por uma comissão de jurados.
Campeonato de poesias surgiu com a cultura hip hop nos anos 1980, nos EUA, mas só chegou ao Brasil em 2008. Os campeonatos de Slam no Brasil foram introduzidos por Roberta Estrela D'Alva, através do ZAP, Zona Autônoma da Palavra, em São Paulo. ... A poesia ressignifica a rua, seu povo, sua luta.