Grandeza utilizada na transferência de energia Esse fenômeno de transferência de energia é percebido, por exemplo, quando uma barra de ferro entra em contato com o fogo. Ela esquentará, por condução térmica, mas o seu estado físico não sofrerá nenhuma alteração.
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Sabemos que calor é energia térmica em trânsito que flui entre os corpos em razão da diferença de temperatura entre eles.
Uma das consequências do calor sobre o corpo humano é o que se chama de stress térmico, que pode resultar em temperatura corporal acima de 40 °C, perda completa ou parcial de consciência e/ou capacidade mental reduzida.
O nosso corpo reage de diferentes formas à temperatura, no caso do calor, ele dilata nossos vasos sanguíneos. Assim, o nosso coração não precisa bombear com tanta força o sangue para que passe com tranquilidade pela veia, porém a velocidade com que o oxigênio circula pelo corpo acaba diminuindo também.
Sentir muito calor é normal em algumas situações e em outras pode ser um sinal de uma complicação de saúde ou mesmo efeito colateral de algum remédio ou tratamento. Independentemente da causa, o excesso de calor também pode desencadear uma transpiração anormal, que coloca em jogo a qualidade de vida e o bem-estar.
A variação na temperatura ambiente, particularmente quando há ondas de calor extremas e bruscas, pode gerar cansaço e mal-estar até o corpo se adaptar à mudança. Nos dias mais quentes, gasta-se mais energia para manter o corpo na temperatura normal (37ºC aproximadamente).
6 táticas para se livrar do cansaço
O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
Sinais de alerta