Empoleirado em um alto galho de árvore, o galo estava de sentinela, vigiando o campo para ver se não havia perigo para as galinhas e os pintinhos que ciscavam o solo à procura de minhocas. A raposa, que passava por ali, logo os viu e imaginou o maravilhoso almoço que teria se comesse um deles.
6-O que a raposa queria, na verdade, era impedir que o galo voasse para longe. Se ele descesse até onde ela estava, seria fácil dar-lhe um bote. 7- Antes de tentar enganar ou iludir alguém para conquistar algo, saiba que isso pode se voltar contra você.
11 – Qual a finalidade do tipo de texto que você acabou de ler? É o ensinamento moral.
Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, o cambalhota-simples, o cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.
1. Todo texto tem uma finalidade. Qual é a finalidade do texto que você acabou de ler? a) Informar como o chiclete é feito.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.
Esopo
Recolheu a serpente com todo o cuidado e acomodou-a no bolso do seu casaco. Sua intenção era salvar-lhe a vida. O que o agricultor não imaginava é que em tão pouco tempo a serpente estivesse novamente aquecida e, com isto, plena de suas forças e de seus instintos.
E cada um segue o seu caminho, sem se importar com o outro. A moral da história é viver a sua vida, sem se importar com os sucessos ou fracassos dos outros.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
Resposta: A Fábula é uma narrativa curta, escrita em prosa ou verso na qual os personagens possuem características humanas, como a fala. Utilizada pela literatura infantil, esse é um dos gêneros textuais que cria analogia com o cotidiano, com caráter educativo e sempre apresenta uma moral ao final.