Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.
Significado de Salubá substantivo masculino [Regionalismo: Bahia] Folcl Saudação própria de Nanã.
Os filhos de Nanã costumam ser de baixa estatura e viver muitos anos. É comum se tornarem idosos que se aproximam dos 100 anos, com seu jeito calmo e lento. Possuem grande poder de perdoar, por isso não guardam rancores e vivem despreocupadamente. Agem com benevolência, dignidade e gentileza até o fim da vida.
Nanã
Ervas Mornas: Benjoim, chapéu de couro, hortelã (mentas), nós de cola(obi), sabugueiro, rosa amarela, girassol, peregun rajado (dracena), incenso folhas (iboza), limão folhas, cipó prata, erva de santa luzia, imburana semente, losna, pichuri, verbena, capuchinha, mil folhas, sensitiva.
Principais folhas e ervas de Xangô
Banho de Xangô (São Pedro) para elevar a autoestima, atrair dinheiro, emprego e resolver casos na justiça. ... Filho de Oxalá com Iemanjá, Xangô simboliza a iniciativa, o articulador, a justiça humana em ação, nos proporciona prosperidade, emprego, ganhos de dinheiro, elevando assim nossa autoestima diante da vida.
"A arruda e o guiné são ervas de descarrego utilizadas para limpeza espiritual, proteção e cura energética. São conhecidas por criar um campo de força que protege contras as más energias. O manjericão e o alecrim são ervas mornas, responsáveis pela renovação, pelo equilíbrio e por restaurar nosso corpo energético.
Um exemplo bem prático são as sete ervas. Elas têm um super poder de combater as energias negativas, seja na residência ou trabalho. São formadas pelas seguintes plantas: arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, majericão e pimenteira.
O banho de sal grosso é um dos mais famosos quando se trata em afastar o mau-olhado, a inveja e as energias negativas. O sal grosso serve para fazer um banho do descarrego, ou seja, para limpar o seu corpo de cima abaixo de todos os males que possa ter.
De acordo com o Centro Espírita Urubatan, o banho de descarrego mais simples utiliza apenas sal grosso. Uma vez que o sal trata-se de um condutor elétrico, ele absorve os átomos carregados de energia negativa. Uma dica fundamental é tomar o banho de sal grosso apenas do pescoço para baixo.
Não há dia certo para tomar banho de sal grosso, é possível tomar esse banho de descarrego em qualquer dia da semana. No entanto, seu efeito é mais duradouro e potencializado quando tomado na sexta-feira, no domingo ou na segunda-feira.
Qual o melhor horário para tomar banho?
O banho de descarrego, sozinho, deve ser feito com dois litros de água e sete colheres de sal grosso. Basta ferver a água, desligar e acrescentar o sal. Depois, tampar e deixar descansar até que todas as pedrinhas se dissolvam.
Cubra o fundo do copo com o sal grosso e depois coloque água até preenchê-lo, coloque o carvão vegetal na água e deixe atrás da principal porta do ambiente que você deseja purificar. A mistura irá absorver toda energia ruim, e ela deverá ser trocada toda vez que o pedaço de carvão afundar.
Coloque sal grosso nos cômodos “Cristais de sal têm uma habilidade natural para absorver energia negativa”, contou Amy. Para absorver a energia negativa de proprietários anteriores, coloque sal grosso nos quatro cantos de cada cômodo. Depois de 48 horas, aspire o sal ou varra e jogue fora.
Junte dois litros de água, sete colheres de sopa de sal grosso e adicione até três ervas mencionadas a cima. Não misture com outras ervas e nem faça outras combinações, pois seu banho não irá surtir o efeito desejado de limpeza e descarrego. Ferva por 3 minutos e retire. Utilize para o banho quando estiver morna.
Cuidados durante a preparação do banho de descarrego O banho de descarrego com 7 ervas deve ser preparado pelo menos 1 hora antes de ser tomado. ... O banho de descarrego com 7 ervas não deve se usado quando a mulher está menstruada e pode ser usado por gestantes.
Acabar com a inveja Coloque um pouco de sal grosso em um copo com água, tampe e deixe atrás da porta principal da sua casa e reze um Pai-Nosso. Refaça isso diariamente pelo tempo que achar necessário. Quando não quiser mais fazer o ritual, jogue o copo no lixo.
O Banho de Sal promove limpeza energética, acalma, clareia a mente, prepara para o sono, entre outros benefícios...
Prepare um recipiente contendo água morna misturada com dois punhados de sal refinado e deixe ao seu lado no chuveiro. Tome seu banho como de costume. ... Depois, se levante, abra a torneira do chuveiro e tome um segundo banho, apenas deixando a água cair em seu corpo.
O detalhe desta receita é a medida de sal que se utiliza no tempero da carne: para cada 1 kg de carne use 18 g de sal. Corte a carne tipo bife para grelha. Coloque a carne dentro de um saquinho plástico junto com os temperos, misture bem e coloque para assar. Se puder deixe de repouso por alguns minutinhos.
COLONIA. INDICAÇÕES – Uma das ervas mais usadas e indicadas nos rituais de iniciação da Umbanda e no Candomblé, parente próximo do gengibre. ... É erva acalmadora do espírito, facilitando assim a absorção do magnetismo específico ao qual o iniciado irá se apresentar, ou facilitando a ação das outras ervas.
Uso Ritual: Na Umbanda, folhas e flores são usadas para banhos propiciadores. Planta da Orixá Iemanjá. Erva calmante, equilibradora e repositora de boas energias.
É usada em todas as obrigações de cabeça, em banhos de limpeza ou descarrego e nos abô de qualquer filho-de-santo. A folha-da-fortuna (mesmo que saião) possui propriedades emoliente, cicatrizante e anti-inflamatória. A planta é rica em alcaloides, triterpenos, glicosídeos, flavonoides, esteróides e lipídios.
As folhas da planta também são usadas para fazer chás. Porém, deve ser evitado por gestantes, lactantes e outros públicos. Bastante utilizada na produção de óleos essenciais, a colônia apresenta funções antibacteriana, anti-estresse, anti-hipertensiva, entre outros.