crossorigin="anonymous">
Já a NR-10 é uma norma regulamentadora e, portanto, é voltada para a segurança dos trabalhadores na execução e serviços elétricos. ... Ao contrário da NBR 5410, a NR não serve apenas para instalações residenciais. Ela também se aplica a abordagens industriais e de grande porte.
Sendo consideradas como pontos energizados, elas servem para a ligação dos equipamentos elétricos em residências, comércios e indústrias. As tomadas são classificadas em dois tipos, as tomadas de uso geral (TUG), e as tomadas de uso específico (TUE)!
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 1270 W, e para 220 V a potência máxima permitida é de 2200 W.
Esse valor de 127V é tido como o valor eficaz de tensão – por isso a mudança no padrão da tensão nominal, aposentando a tensão em 110V. ... Logo, todos os equipamentos fabricados no Brasil, após serem testados e aprovados pelo Inmetro, devem suportar essa variação de tensão.
As concessionárias de energia elétrica residencial no Brasil há muito tempo (desde 1999) não mais entregam a tensão nominal de 110 V pois ela foi substituída por 127 V. A mudança começou em 1986 e foi concluída em 1999. Portanto não tens nas tomadas elétricas da tua casa 110 V mas somente 127 V.
A principal diferença entre elas é o tamanho do fluxo de eletricidade que passa por cada um, tá? Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio.
Não há diferença técnica entre as duas tensões. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.
127V ou 220V: quais são as diferenças? No uso do dia a dia, não existem diferenças significativas. Por ser uma tensão menor, os 127V nas tomadas oferecem um risco mais baixo de choque para possíveis contatos com plugues expostos ou fios desencapados.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.