A ampola hepatopancreática, também chamada de ampola de Vater, é formada pela união do ducto pancreático com o ducto colédoco (biliar comum). ... Este último controla a introdução da bile e das secreções pancreáticas no duodeno, assim como previne a entrada do conteúdo do duodeno na ampola.
A ampola hepatopancreática é a pequena dilatação onde desembocam os ductos pancreático e colédoco. Esta é localizada na papila maior do duodeno. ... O suco pancreático é levado ao duodeno pelos ductos: ducto pancreático principal e ducto pancreático acessório.
O ducto colédoco desce posterior à parte superior do duodeno e situa-se na face posterior da cabeça do pâncreas. No lado esquerdo da parte descendente do duodeno, o ducto colédoco entra em contato com o ducto pancreático principal.
Pouco antes da sua saída do fígado, ambos se unem e formam o ducto hepático comum, com cerca de 3 cm de comprimento, que se divide em duas ramificações: o ducto cístico, que chega até à vesícula biliar, e o colédoco, que chega até o duodeno depois de atravessar a cabeça do pâncreas.
ligamento de Treitz
Sua principal função é receber os alimentos parcialmente digeridos do estômago e continuar o processo digestivo. Como o duodeno é pequeno, o estômago envia o quimo (mistura de alimentos semidigeridos e enzimas e ácidos produzidos no estômago) aos poucos para esse órgão.