Em seu poema, No meio do caminho, Carlos Drummond de Andrade poema sobre o que seria um acontecimento simples e banal, mas que ao ser dada a devida importância, simboliza de muitas formas os problemas mundanos enfrentados pelo homem em sua vida.
Juan Maresca
Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 — Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.
1919
Amar se aprende amando, de Carlos Drummond de Andrade.
Se escreveu poemas alinhados com a vanguarda modernista, também compôs textos que se enquadram no Concretismo, uma das últimas tendências da poesia brasileira no século 20. Se abordou temas do cotidiano, também os deixou de lado para atingir questionamentos filosóficos ou reflexões metalinguísticas.
Dentre suas obras poéticas mais importantes destacam-se: Brejo das Almas (1934), Sentimento do Mundo (1940), José (1942), Lição de Coisas (1962), A rosa do Povo (1945), Viola de Bolso (1955), Claro Enigma (1951), Fazendeiro do Ar (1954), A Vida Passada a Limpo (1959), Novos Poemas (1948), Versiprosa (1967) e Boitempo ( ...
Família / Pedro Drummond Caçula dos três netos do poeta – que, se fosse vivo, teria completado 100 anos em 31 de outubro – Pedro recebeu do avô, 12 dias antes de sua morte, a função de cuidar da sua obra.
Em 1922, ganhou um prêmio de 50 mil réis, no “Concurso da Novela Mineira”, com o conto Joaquim do Telhado. Em 1923 matriculou-se no curso de Farmácia da Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte. Em 1925 concluiu o curso. Nesse mesmo ano, fundou A Revista, que se tornou um veículo do Modernismo Mineiro.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Na noite de 17 de agosto de 1987, uma segunda-feira, os brasileiros se despediram de um de seus maiores poetas. Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro, em decorrência de insuficiência respiratória.
Em Itabira, MG, Carlos Drummond de Andrade lecionava nas disciplinas de Português e Geografia. ... Em 1965, C.D.A escreveu o poema "O Pico de Itabirito", em referência a um dos locais de exploração mineral intensa e abusiva de Minas Gerais. No ano de 1986, anterior ao de sua morte, o escritor sofreu um infarto.
84 anos (1902–1987)
17 de agosto de 1987
Faculdade de Odontologia e Farmácia da UFMG1923–1925
Minas Gerais
Dona Amarílis, Renato Carlos, Marilena, Leonardo, Inesita,Aparecida, Edmundo, Mônica, Jorgito e Gilberto.
Resposta. No que diz respeito ao livro conto de escola, temos que os referidos personagens são: Pilar - O narrador protagonista da história. Gostava de matar aula. Policarpo - Severo professor da época que usava a palmatória para castigar os alunos.
Resposta. Resposta: Dona Amarílis, Renato Carlos, Marilena, Leonardo, Inesita, Aparecida, Edmundo, Peter, Mônica, Rinalda, Jorgito e Gilberto.
A personagem Dona Amarílis é classificada no texto como uma pessoa democrata, que sempre leva em conta a opinião dos outros, não é uma pessoa autoritária. O texto fala sobre como a professora Dona Amarílis se comporta diante dos alunos, sempre perguntando a opinião deles para chegar em um senso comum.
Resposta. Resposta: a) Qual foi a atitude de Dona Amarílis quando os alunos começaram a discutir um assunto do interesse deles? ... Espera-se que o aluno perceba que apenas a discussão sobre o uso do uniforme poderia gerar polêmica atualmente, já que ainda é uma questão presente.
Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.