Estrutura Divisional É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.
A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.
DESVANTAGENS A departamentalização territorial ocorre principalmente nas áreas de marketing e produção. DESVANTAGENS Quase não requer especialização. DESVANTAGENS A cabeça não tem acompanhamento direto detalhado com as regiões ou filiais.
VANTAGENS
Desvantagens da Departamentalização por produtos ou serviços Talvez uma das maiores desvantagens deste modelo seja a baixa interação entre os departamentos, dificultando a comunicação e a troca de experiências entre as equipes de trabalho.
As vantagens das organizações trabalharem por setores especializados são: auxiliar as organizações a focar mais em seus produtos do que nas funções internas, maior foco dos funcionários que possuem habilidades específicas.
Resposta. A VANTAGEM É QUE O ATERRO CONTROLADO É UMA TENTATIVA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS RELACIONADOS AOS RESÍDUOS SÓLIDO. É UMA TENTATIVA DE TORNAR O LIXÃO E ATERRO. JÁ AS DESVANTAGENS SÃO QUE MUITAS VEZES, O CHORUME NÃO É DEVIDAMENTE TRATADO E O MANEJO DOS RESÍDUOS NÃO É EFICAZ.
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.
Dessa forma, não existem vantagens em relação a esta técnica, apenas conferindo desvantagens à população próxima, uma vez que continuamente serão produzidos gases e elementos tóxicos, que poderão oferecer risco tanto à população, quanto ao meio ambiente, levando a um desequilibrio dos ecossistemas.
O incinerador de lixo é um grande forno aonde o resíduo sofre uma queima controlada, reduzindo o seu volume em até 85%. ... Essa técnica de tratamento dos resíduos visa reduzir o grande volume de lixo gerado, com mais rapidez. Além do mais pode gerar energia.
Os principais impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de rejeitos no lixões são:
O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.
O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. ... Outro problema causado pelo descarte de lixo nos rios é a proliferação de insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya.
Jogar lixo nas ruas, rios e córregos provoca um grande prejuízo para toda a população. Um dos problemas é a sujeira que dificulta a passagem da água, como acontece na Lagoa da Pampulha. Além do aumento dos gastos públicos para fazer a limpeza, uma outra consequência pode ser muito perigosa.
O lixo na transmissão de doenças E o lixo descartado de maneira inadequada cumpre esta função muito bem. Entre os animais que podem se proliferar no lixo, os que mais causam problemas à saúde das pessoas são ratos, baratas e mosquitos. Sobre os ratos, o risco é a transmissão da leptospirose.
Contaminação do lençol freático: O lixo, ao se decompor, forma uma substância escura e de odor desagradável chamado chorume. ... Produção de gases tóxicos e malcheirosos: A decomposição do lixo produz gases que podem também causar danos à saúde. Esses gases podem provocar focos de incêndio que soltam fumaça tóxica.
Principais problemas ambientais causados pelo lixo:
Procure separar por tipo: papel, plástico, vidro e metal, lembrando que é de extrema importância que as embalagens estejam limpas e secas. Além disso, tente compactá-las ao máximo, para que ocupem menos espaço. Com essas atitudes, já é possível eliminar uma enorme quantidade do lixo que iria para os aterros sanitários.
Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado. ... Existem resíduos sólidos que não podem ser reciclados por serem considerados perigosos e causadores de doenças. É o caso do lixo hospitalar e do lixo nuclear.
Por meio da compostagem, o lixo orgânico é transformado em um material estável e rico em nutrientes que pode ser utilizado na agricultura em substituição aos adubos químicos, por exemplo, os quais são nocivos ao meio ambiente. ... Para cada tipo de resíduo, é dado o tratamento mais adequado às suas características.