Destinados a gerar pulsos de tensão até que seja realizado o fechamento do arco voltaico no tubo de descarga, procedendo desta forma o acendimento da lâmpada. O ignitor cessa automaticamente o pulso após o acendimento da mesma. Utilizado individualmente para cada reator.
Os reatores nucleares de pesquisa servem como fontes de nêutrons e raios-gama para propósitos experimentais diversos. A potência térmica desse tipo de reator nuclear geralmente perfaz entre 10 kW e alguns poucos MW.
Trata-se de um reator de pesquisa do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o IPEN, que fica no campus da USP. ... Hoje, este reator é responsável pela produção de 70% da demanda nacional de iodo, por exemplo.
Um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear. Essa reação ocorre de forma descontrolada, por exemplo, na explosão de bombas atômicas; mas os reatores possuem mecanismos que impedem isso, fazendo com que a reação seja controlada e reaproveitada para gerar energia elétrica.
Por isso, o grafite atua como um moderador nas usinas, desacelerando esses nêutrons para que eles possam interagir com os núcleos. ... Usinas tipo PWR e BWR não utilizam o grafite, e apenas 30 dos reatores nucleares em operação no mundo todo fazem o uso do mineral.