As nereidas, na mitologia grega, são seres mitológicos. De acordo com a mitologia, eram seres femininos (ninfas), que habitavam as águas do mar Egeu (no Mar Mediterrâneo). Eram, aproximadamente, 50 nereidas, filhas de Nereu (deus das ondas do mar) e Dóris (divindade aquática).
Significado de Nereida substantivo feminino Zoologia Verme marinho que vive no lodo ou nos rochedos das costas marítimas da Europa ocidental.
Certa vez a rainha Cassiopeia do Reino da Etiópia, uma mulher excessivamente presunçosa, ousou se vangloriar que sua filha Andrômeda era mais bonita do que as filhas do deus Nereu. As Nereidas sentiram-se ofendidas pela arrogância da rainha e pediram a Poseidon que punisse a rainha e seu reino.
Anfitrite (em grego clássico: Ἀμφιτρίτη), na mitologia grega, era filha da ninfa Dóris e de Nereu, portanto uma nereida. É esposa de Posídon e deusa dos mares. A princípio, se recusou a unir-se ao deus, se escondendo nas profundezas dos oceanos, em um lugar conhecido apenas por sua mãe.
Poseidon era amante de muitas mulheres. Casou-se com Anfitrite, uma sereia, e com ela tiveram Tritão, metade homem e metade peixe.