A psicologia latino-americana apresenta-se como alternativa à Psicologia no que diz respeito a sua responsabilidade social como conhecimento e profissão, indo de encontro à cultura vigente de produtivismo e academicismo que não se preocupa com a transformação da realidade.
Entre as influências que marcaram sua revisão crítica a autora destaca: a Psicologia da Linguagem, ao possibilitar a compreensão do fenômeno da linguagem como produto histórico (aqui Lane faz o trajeto que se inicia com as escalas de diferencial semântico de Osgood, passa pelo comportamento verbal de Skinner e chega à ...
Na América Latina, a crise da Psicologia Social assume uma dimensão política, pois a idéia de uma perspectiva latino-americana surgiu nos anos 1970, época em que se viviam os movimentos de resistência e oposição às ditaduras militares que tinham chegado ao poder com o apoio dos EUA.
Psicologia Social Crítica Os psicólogos sociais devem contribuir para a construção de identidades pessoais, coletivas e históricas capazes de romper a situação de alienação das maiorias populares oprimidas e desumanizadas que vivem à margem da sociedade dominante e, conseqüentemente, levar à mudança social.
Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. ... Quanto ao objeto de estudo, a Psicologia Social Psicológica procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.
A PSICOLOGIA SOCIO-HISTORICA SURGE DA CRITICA DO MODELO NEUTRO DA PSICOLOGIA SOCIAL NORTE AMERICANA, ATE ENTAO ADOTADA, E BUSCA NO MATERIALISMO HISTORICO , BUSCANDO OPOSIÇÕES SOBRE O INDIVIDUO E GRUPO, INTERNO E EXTERNO, NATUREZA E SOCIEDADE, DETERMINAÇÃO E CONTROLE.
327). Ao concluir sobre a questão do compromisso social da psicologia ela ressalta que: Assumir um compromisso social em nossa profissão é estar voltado para uma intervenção crítica e transformadora de nossas condições de vida.
Nesse sentido a Psicologia Sócio Histórica, é uma abordagem que se apresenta com a possibilidade de superação das visões dicotômicas, além de ser “crítica” com relação a intencionalidade de quem produz e aos fundamentos epistemológicos e teóricos.
A perspectiva sócio-histórica baseia-se na tentativa de superar os reducionismos das concepções empiristas e idealistas. ... Assim, sua preocupação é encontrar métodos de estudar o homem como unidade de corpo e mente, ser biológico e ser social, membro da espécie humana e participante do processo histórico.
Vygotsky lança mão do materialismo histórico dialético não só para desenvolver seu conceito como também para explicá-lo, pois ele afirma que os processos psicológicos superiores têm sua origem nas relações sociais, assim, entende que o sujeito não é um mero receptáculo, mas é produtor e produzido pelo contexto em que ...
A Psicologia Sócio-Histórica tem como base a teoria de Vygotsky que afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantêm no decorrer de sua vida.
A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.
A linguagem é uma das ferramentas psicológicas mais importantes para o nosso desenvolvimento cognitivo, elaborada pela humanidade na prática sócio-histórica do trabalho, com vistas a garantir ao homem o domínio sobre o seu próprio comportamento e sobre a realidade circundante.
A psicologia social se converte como indispensável para compreensão da vida em sociedade, tornando-se capaz a discussão que se integram entre grupos e instituições com o indivíduo bem como as atitudes mentais que se inter-relacionam e que se mantém a respeito entre seus participantes, uns aos outros.
A Psicologia Social é um dos muitos ramos da Psicologia; estuda como as pessoas se integram umas às outras, como se dá a interdependência entre elas. Resumidamente, a Psicologia Social procura entender os indivíduos em suas relações com outros, seja influenciando ou sendo influenciado.
Objeto • A Psicologia Social é a ciência que procura compreender os “como” e os “porquê” do comportamento social. Campo de Ação • Comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/pessoa; - interação pessoa/grupo; - interação grupo/grupo.
O psicólogo fará um estudo minucioso sobre a questão emocional, de comportamento, de sofrimento, entre outros que eventualmente podem aparecer, procurando que a pessoa consiga acessar seus conteúdos internos de maneira a trabalhar em conjunto e assim poder alcançar o objetivo do bem-estar psicológico ou habilidades ...
O psicólogo ajuda a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa, auxilia a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, além de fazer com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo, podendo melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e ...
A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.
A Psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos. ... A Psicologia, enquanto ciência do comportamento, é um instrumento à disposição do Administrador como apoio nessa busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da Qualidade de Vida.
A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.
Para o técnico em radiologia medica é muito importante conhecer o desenvolvimento da psique humana, pois estará diretamente ligado ao enfermo e sua família, sabendo, assim, como trabalhar com certas situações hospitalares ou não.
A Administração e a Psicanálise A administração busca contribuições para a teoria das motivações, uma vez que este aborda a motivação de uma forma dinâmica que se baseia em forças internas que direcionam o comportamento.
A participação de todos os profissionais ajudando-se mutuamente potencializa a diminuir o risco de acidentes e o paciente não sofre com a manipulação única de um funcionário, partindo do pressuposto que todas as informações devem ser difundidas e aplicadas na forma prática entre os profissionais.